TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO PSICO NEURO ENDOCRINOLÓGICO DE STRESS

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 4

O MODELO PSICONEUROENDOCRINOLÓGICO DE STRESS

O texto “o modelo psiconeuroendocrinológico de stress” do Dr. Esdras Guerreiro Vasconcelos discorre sobre o stress, algo que atinge muitas pessoas na contemporaneidade, pois nos submetemos a ultrapassar os limites de nossas resistências físicas e psíquicas chegando a um momento de completo esgotamento. O termo “stress” é tido como um processo e o agente causador desse são denominados stressor.

De acordo com Hans Selye o stress é identificado pela alteração fisiológica que se processa no organismo, quando necessário, em uma situação que requeira do indivíduo uma reação mais forte que a normal. Ele também denomina o stress um desequilíbrio do estágio vegetativo (estado de homeostase de acordo com Cannon – 1911), assim essa exaustão vai provocar uma ultrapassagem de parâmetros regulares, forçando o organismo a realizar atividades e reações muito maiores e difíceis do que na homeostase. O autor retrata também todos os princípios biológicos desse fenômeno que começa no eixo do hipotálamo, hipófise ou então glândulas supra-renais em sequencia os estímulos são recebidos no tálamo o qual atravessa os neurônios e envia as informações coletadas aos núcleos hipotalâmicos. As funções digestivas, renal e sexual podem ser inibidas dependendo da intensidade do stressor e da situação de stress. Após receber a informação o tálamo transmite os estímulos ao hipotálamo para que este providencie a reação do organismo, apesar de não poderem identificar sobre o que se trata

Seyle propôs que no momento em que o organismo tenta restabelecer a sua homeostase é chamado de “Síndrome de Adaptação Geral”, o termo “adaptação” por ser muito amplo pode ser compreendido tanto como uma reação primária do organismo a um agente do stress, como pode ser entendido como a modificação de parâmetros. Já no estado de alerta o organismo reage excitado com um comportamento de fuga, por exemplo. Ainda que seja uma reação exagerada, implica em uma descarga intensa de hormônios, o estado de alarme é tido como uma ação saudável do stress.

Os sintomas da fase de alarme podem ser taquicardia, dor de cabeça, pressão alta ou então extremamente baixa, sudorese, sensação de esgotamento entre outros. Já em outro momento temos também a fase de resistência que é caracterizada pela natureza psicossocial, onde desaparecem os sintomas físicos e surgem o medo, o nervosismo, ranger de dentes e etc. A última etapa é a de exaustão onde serão manifestados sintomas específicos da patologia que vier se instalar.

O eustress é uma fase do stress em que o organismo se adéqua a uma situação de estresse, pois nem sempre, como dito anteriormente, é algo negativo. Por exemplo, quando se passa no vestibular, se dá um beijo apaixonante, dançar uma boa música, etc.

O texto nos apresenta a boca como o órgão mais central e vital na vida do ser humano, pois através dela se estabelece a comunicação, garante a alimentação e proporciona prazer. Em todo processo de stress encontramos sempre, o sistema límbico elaborando a vivência emocional, o córtex cerebral elaborando a linguagem intelectual, e ambos os processos sendo transformados em uma linguagem orgânica.

As relações familiares são de extrema importância na origem e manutenção dos sintomas de pessoas com distúrbios de ATM, assim podemos relacionar o texto “o modelo psiconeuroendocrinológico de stress” ao filme “Um dia de Fúria”, dirigido por Joel Schumacher,  onde o personagem logo no início fica bravo em um congestionamento, e o ambiente que ele está inserido começa a contribuir, com ações externas, que irão desencadear nele reações inapropriadas para quem assiste de fora, mas que para William são convenientes naquele momento já que nele é ativado um nível de irritabilidade. Em primeiro momento ele deixa seu carro e começa a caminhar em direção a casa de sua ex-esposa a pé, devido ao trânsito, nesse percurso ele tenta várias vezes falar com ela e todas às vezes foram sem sucesso algum. Assim quando ele encontra um vendedor de uma loja de conveniência por um motivo inusitado ele explode com esse trabalhador o atingindo com um taco de baseball, mostrando a todos um primeiro ataque de fúria, que posteriormente se repete cada vez de forma mais agressiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com