O Massacre de Canudos
Por: Georgekal • 7/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.004 Palavras (9 Páginas) • 387 Visualizações
O MASSACRE
O MASSACRE DE CANUDOS FOI FRUTO DE UMA SERIE DE FATORES COMO A GRAVE CRISE ECONOMICA E SOCIAL EM QUE SE ENCONTRAVA A REGIÃO NAQUELA ÉPOCA, HISTORICAMENTE CARACTERIZADA PELA PRESENÇA DE LATIFUNDIOS IMPRODUTIVOS, SITUAÇÃO ESSA AGRAVADA PELA OCORRENCIA DE SECAS CÍCLICAS, DE DESEMPREGO CRONICO, PELA CRENCA NUMA SALVAÇÃO MILAGROSA QUE POUPARIA OS HUMILDES HABITANTES DO SERTÃO DOS FLAGELOS DO CLIMA E DA EXCLUSAO ECONOMICA E SOCIAL.
NO INICIO, EM CANUDOS, OS SERTANEJOS NÃO CONTESTAVAM O REGIME REPUBLICANO RECEM ADOTADO NO PAIS, HOUVE APENAS MOBILIZAÇÕES ESPORADICAS CONTRA A MUNICIPALIZAÇÃO DOS IMPOSTO. A IMPRENSA, O CLERO E OS LATIFUNDIARIOS DA REGIAO SE INCOMODARAM COM UMA NOVA CIDADE INDEPENDENTE E COM A CONSTANTE MIGRAÇÃO DE PESSOAS E VALORES PARA AQUELE NOVO LOCAL E PASSARAM A ACUSA-LOS DISSO, GANHANDO DESSE MODO, O APOIO DA OPINIAO PUBLICA DO PAIS PARA JUSTIFICAR A GUERRA MOVIDA CONTRA O ARRAIAO DE CANUDOS E SEUS HABITANTES.
AOS POUCOS, CONSTRUIU-SE EM TORNO DE ANTONIO CONSELHEIRO E SEUS SEGUIDORES UMA IMAGEM “ERRADA” DE QUE TODOS ERAM MONARQUISTAS PERIGOSOS A SERVIÇO DE PAISES ESTRANGEIROS, QUERENDO A VOLTA DO REGIME IMPERIAL NO BRASIL, DEVIDO, ENTRE OUTROS AO FATO DE O EXERCITO BRASILEIRO SAIR DERROTADO EM TRES EXPEDIÇÕES, INCLUSIVA UMA COMANDADA PELO CORONEL ANTONIO MOREIRA CESAR (RESPONSAVEL PELA 3ª EXPEDIÇÃO CONTRA CONSELHEIRO), TAMBÉM CONHECIDO COMO “CORTA-CABEÇAS” PELA FAMA DE TER MANDADO MATAR MAIS DE 100 PESSOAS NA REPRESSAO À REVOLUÇÃO FEDERALISTA EM SANTA CATARINA, EXPEDIÇÃO ESTA QUE CONTOU COM MAIS DE 1000 SOLDADOS. A DERROTA DAS TROPAS DO EXERCITO NAS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES CONTRA O POVOADO APAVOROU O PAIS, E DEU LEGITIMIDADE PARA ESTE MASSACRE QUE CULMINOU COM A MORTE DE MAIS DE 6000 SERTANEJOS, ONDE APÓS ISSO, TODAS AS CASAS FORAM QUEIMADAS E DESTRUIDAS.
A SITUAÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO, NO FINAL DO SÉCULO XIX, ERA MUITO PRECÁRIA. FOME, SECA, MISÉRIA, VIOLÊNCIA E ABANDONO POLÍTICO AFETAVAM OS NORDESTINOS, PRINCIPALMENTE A POPULAÇÃO MAIS CARENTE. TODA ESSA SITUAÇÃO, EM CONJUNTO COM O FANATISMO RELIGIOSO, DESENCADEOU UM GRAVE PROBLEMA SOCIAL. EM NOVEMBRO DE 1896, NO SERTÃO DA BAHIA, FOI INICIADO ESTE CONFLITO CIVIL. ESTA DUROU POR QUASE UM ANO, ATÉ 05 DE OUTUBRO DE 1897, E, DEVIDO À FORÇA ADQUIRIDA, O GOVERNO DA BAHIA PEDIU O APOIO DA REPÚBLICA PARA CONTER ESTE MOVIMENTO FORMADO POR FANÁTICOS, JAGUNÇOS E SERTANEJOS SEM EMPREGO.
ANTONIO CONSELHEIRO, PASSOU A SER CONHECIDO LOGO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA, ERA O LIDER DO MOVIMENTOO. ELE ACREDITAVA QUE HAVIA SIDO ENVIADO POR DEUS PARA ACABAR COM AS DIFERENÇAS SOCIAIS E TAMBEM COM OS PECADOS DA REPUBLICA. COM ISSO, ELE CONSEGUIU REUNIR MILHARES DE SEGUIDORES QUE ACREDITAVAM QUE ELE REALMENTE PODERIA LHES DAR A LIBERDADE DA SITUAÇÃO DE EXTREMA POBREZA NO QUAL SE ENCONTRAVAM.
COM O PASSAR DO TEMPO, SUAS IDEIAS SE DIFUNDIRAM DE TAL FORMA QUE OS JAGUNÇOS PASSARAM A UTILIZA-LAS COMO FORMA DE JUSTIFICAR SEUS ROUBOS E ATITUDES QUE EM NADA CONDIZIAM COM NENHUM TIPO DE ENSINAMENTO RELIGIOSO, E COM ISSO ACABA COM A TRANQUILIDADE NO QUAL OS SERTANEJOS ESTAVAM ACOSTUMADOS A VIVER.
DEVIDO A GRANDE PROPORÇÃO QUE ESTE MOVIMENTO ADQUIRIU, O GOVERNO BAIANO NÃO CONSEGUIU POR SI SÓ EVITAR A GRANDE REVOLTA QUE ACONTECIA EM SEU ESTADO, E POR ISSO PEDIU A INTERVENÇÃO DA REPUBLICA. A REPUBLICA POR SUA VEZ, TAMBEM ENCONTROU GRANDES DIFICULDADES PARA CONTER ESSES FANATICOS. SOMENTE NO QUARTO E ULTIMO COMBATE, ONDE AS FORÇAS DA REPUBLICA ESTAVAM MAIS BEM EQUIPADAS E PREPARADAS, OS INCANSAVEIS GUERREIROS DE CANUDOS FORAM VENCIDOS PELO CERCO QUE OS IMPEDIAM DE SAIR DO LOCAL EM QUE SE ENCONTRAVAM PARA BUSCAR QUALQUER TIPO DE ALIMENTO E MUITOS ACABARAM MORRENDO DE FOME. O MASSACRE FOI TAMANHO QUE NEM OS IDOSOS, MULHERES OU CRIANÇAS FORAM POUPADOS, TODOS FORAM MORTOS, OU NA BATALHA OU DE FOME.
PODEMOS DIZER QUE ESTE ACONTECIMENTO HISTORIA REPRESENTOU A LUTA PELA LIBERTAÇÃO DOS POBRES QUE VIVIAM NA ZONA RURAL E, TAMBEM, QUE A RESISTENCIA MOSTRADA DURANTE TODAS AS BATALHAS RESSALTOU O POTENCIAL DO SERTANEJO NA LUTA POR SEUS IDEIAS.
NO LIVRO DE EUCLIDES DA CUNHA, “OS SERTÕES”, ELE ETERNIZA ESTE MOVIMENTO QUE DEIXOU CLARA A IMPORTANCIA DA LUTA SOCIAL NA HISTORIA DO NOSSO PAIS.
ESTA REVOLTA OU MASSACRE, OCORRIDA NOS PRIMORDISO DA REPUBLICA, MOSTRA O DESCASO DOS NOSSO GOVERNANTES EM RELAÇÃO AOS GRANDES PROBLEMAS SOCIAIS DO BRASIL, COMO GREVES, REVOLTAS QUE REINVIDICAM MELHORES CONDICOES DE VIDA (EMPREGO, JUSTICA SOCIAL, LIBERDADE, EDUCAÇÃO, ETC), FORAM TRATADOS COMO CASOS DE POLICIA PELO GOVERNO REPUBLICANO. A VIOLENCIA OFICIAL FOI USADA , MUITAS VEZES EM EXAGERO, NA TENTATIVA DE CALAR AQUELES QUE LUTAVAM POR DIREITOS SOCIAIS E MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.
NOS DIAS ATUAIS, NOS DEPARAMOS COM MOVIMENTOS SEMELHANTES AO MOVIMENTO LIDERADO POR ANTONIO CONSELHEIRO. A ATITUDES DO NOSSO GOVERNO SEMELHANTE ÀS ATITUDES DO PRESIDENTE PRUDENTE DE MORAIS. A ÚNICA DIFERENÇA É QUE NÃO ESTAMOS MAIS NO SECULO XIX. MAS OS MESMOS PROBLEMAS QUE OS SERTANEJOS ENFRENTAVAM NAQUELA ÉPOCA, NÃO SÓ ELES, MAS TODO O PAIS ENFRENTA NA ATUALIDADE.
GUERRA DE CANUDOS/ MASSACRE DE CANUDOS OU COMPANHIA DE CANUDOS
PARA ENTENDER SOBRE ESSE FATO HISTORICO, PRECISAMOS PRIMEIRO CONHECER O PERSONAGEM PRINCIPAL.
ANTONIO CONSELHEIRO
ANTONIO VICENTE MENDES MACIEL NASCEU EM 13 DE MARCO DE 1830 E FOI MORTO EM CANUDOS NO DIA 22 DE SETEMBRO DE 1897
SE AUTO DENOMINAVA “O PEREGRINO” FOI UM LIDER RELIGIOSO BRASILEIRO.
FIGURA CARISMATICA, ADQUIRIU UMA DIMENSAO ENORME AO LIDERAR O ARRAIAL DE CANUDOS, UM PEQUENO VILAREJO NO SERTÃO DA BAHIA, QUE ATRAIU MILHARES DE SERTANEJOS ENTRE CAMPONESES, INDIOS E ESCRAVOS RECEM LIBERTOS, E QUE FOI DESTRUIDO PELO EXERCITO DA REPUBLICA EM 1896.
A FIM DE JUSTIFICAR O GENOCIDIO QUE OCORREU EM CANUDOS, A IMPRENSA NOS PRIMORDIOS DA REPUBLICA O TRATAVAM COM UM LOUCO, UM FANATICO RELIGIOSO E CONTRA REVOLUCIONARIO MONARQUISTA.
VIDA
NASCIDO EM 13 DE MARCO DE 1830 NA VILA DE CAMPO MAIOR DE QUIXERAMOBIM (CE), UM PEQUENO POVOADO PERDIDO EM MEIO A CAATINGA DO SERTÃO CENTRAL DA POBRE PROVINCIA DO CEARA GRANDE.
DESDE O INICIO DE SUA VIDA, SEUS PAIS QUERIAM QUE ANTONIO SEGUISSE A CARREIRA SACERDOTAL, POIS ENTRAR PARA A IGREJA ERA NAQUELA ÉPOCA UMA DAS POUCAS BRECHAS QUE OS POBRES TERIAM PARA UMA ASCENSSAO SOCIAL.
COM A MORTE DE SUA MAE, MARIA JOAQUINA DO NASCIMENTO, EM 1834, A META DE TRANSFORMAR ANTONIO EM PADRE CHEGA AO FIM. SEU PAI SE CASA NOVAMENTE. SEGUNDO REGISTROS, SUA MADRASTA O ESPACAVA E MALTRATAVA ANTONIO SEVERAMENTE.
...