O PERFIL CRIMINAL DOS SERIAL KILLERS
Por: fagnerwallas • 12/9/2018 • Artigo • 608 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
O PERFIL CRIMINAL DOS SERIAL KILLERS:
a atuação dos assassinos em série
FAGNER WALLAS MIGUEL DANTAS*
Nome do orientador**
RESUMO
Este artigo tem por objetivo avaliar o assassinato serial, como ele age, escolhe suas vítimas e as mata para definir as razões ou não para o cometimento dos crimes. Para o direito, é importante ter conhecimento do assunto, em especial, para os que não pretendem defender tais criminosos, pois, uma das principais alegações de seus advogados de defesa, é que seus clientes são psicologicamente sãos, pois assim, estes poderão ser postos em liberdade após o cumprimento da pena, diferentemente, de quando considerados insanos, pois são encaminhados para casas de saúde, de onde, dificilmente sairão. Por esse caminho pretende-se analisar, de forma específica, o perfil criminal do serial Killer à luz da psicologia, da psiquiatria e da ciência forense, a fim de diferenciar a personalidade do psicopata da personalidade do delinquente. O método de processamento utilizado será o comparativo, haja vista ser necessário realizar uma comparação entre os diversos casos de assassinato serial ao redor do mundo. Somente com essa analogia, estabelecendo pontos positivos e negativos, causas e consequências, pode se chegar mais próximo do perfil de um assassino serial, já que são diversos os comportamentos. Assim, contribui-se para um estudo mais aprofundado do perfil criminal do assassino em série com a finalidade de tornar mais eficiente a atuação das autoridades competentes junto a esses crimes, garantindo uma vida mais harmônica e tranquila para a sociedade.
Palavras-chave: Serial killers. Assassinos. Vítimas. Direito Penal
_____________________
*Aluno do 10º período do Curso de Direito, turma ----, Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.
**
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 PRFIL DO SERIAL KILLER
2.1 VISÃO DA PSICOLOGIA E DA PSIQUIATRIA
2.2 VISÃO DA CIENCIA FORENSE
3 PERSONALIDADE DO PSICOPATA E PERSONALIDADE DO DELINQUENTE
À LUZ DO DIREITO PENAL
3.1 AS PENAS PROCESSUAIS
3.2 A POSSÍVEL RESSOCIALIZAÇÃO
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
ABSTRACT
NOTAS
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo investigar, à luz dos princípios constitucionais, o assassinato serial killer para que sejam definidas as razões do cometimento desse tipo de crime que vem desafiando as autoridades policiais e aterrorizando a sociedade. O estudo do perfil do serial killer pode até não solucionar, mas é uma ferramenta importante para a investigação ou até mesmo para evitar que possíveis criminosos venham a atuar.
Nessa perspectiva, são estabelecidas as diferenças entre a personalidade do psicopata e a personalidade do delinquente, verificando-se o que os serial killers têm em comum, tanto no que diz respeito à sua ação tanto no seu passado quanto no seu presente.
Para o direito, é importante ter conhecimento do assunto, em especial, para os que não pretendem defender tais criminosos, pois, uma das principais alegações de seus advogados de defesa, é que seus clientes são psicologicamente sãos, pois assim, estes poderão ser postos em liberdade após o cumprimento da pena, diferentemente, de quando considerados insanos, pois são encaminhados para casas de saúde, de onde, dificilmente sairão.
...