O RENASCIMENTO – NICOLAU SEVCENKO
Por: Marciana Costa • 19/6/2015 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 688 Visualizações
CIÊNCIAS POLÍTICAS
“O RENASCIMENTO”
Nicolau Sevcenko.
Nome: Marciana Silva da Costa.
Matricula: 2012.014.279.41
Data: 26/08/2013.
Disciplina: Ciências Políticas.
Prof. Luís Filho.
O RENASCIMENTO – NICOLAU SEVCENKO
Discutindo a História.
- A Baixa Idade Média caracterizou-se por um período de profundas mudanças estruturais em nível político, econômico e social. Aponte as principais diretrizes desse período de mudança:
Resposta: Estabelecimento de contatos constantes com o Oriente, Fluxo contínuo de produtos e especiarias, Eixo Comercial reforçado pelo crescimento demográfico com o desenvolvimento da tecnologia agrícola e aumento dos campos europeus, surgimento das grandes cidades (burgos), surgimento das primeiras casas bancárias, a economia passa a ser a monetária e a dinâmica do comércio faz com que haja mudança e a ruptura das corporações de ofícios medievais.
- O que foi a crise do século XIV e como se pode relacioná-la com o período subsequente (século XV), em que há um desenvolvimento econômico (Revolução Comercial), político (formação das monarquias nacionais), social (fortalecimento da burguesia) e cultural (Renascimento)?
Resposta: A crise originou-se com a Peste Negra, a Guerra dos Cem Anos e as Revoltas Populares, denominada também com a Crise do Feudalismo.
A crise do século XIV contribuiu para que a economia monetária, a atividade comercial e os investimentos de capital ficassem mais intensificados, emanciparam seus servos, aumentaram as regalias das cidades e dos mercadores. Os trabalhadores e arrendatários incrementaram técnicas e produção dominando as atividades agrocomerciais, impulsionando para o crescimento e dissolução do sistema feudal dominante.
- De que forma os interesses da burguesia, filiada às grandes casas comerciais, e dos monarcas se estreitaram originando o processo de formação dos Estados nacionais (século XV)?
Resposta: Era feita a concessão dos direitos de exploração de minas de metais preciosos e ordinários, de sal e alume, o monopólio sobre artigos comerciais e o arrendamento da cobrança de impostos, esses privilégios propiciava a seus detentores que eram extraordinários e faziam com que eles se tornassem verdadeiros patronos dos Estados que se associavam.
- a) De que maneira o desenvolvimento do comércio e o do saber técnico-científico se relacionam?
Resposta: É relacionado e estimulado para o desenvolvimento econômico, com a necessidade de crescimento promove o indivíduo para a concorrência, fazendo obrigatoriamente criar novas técnicas de exploração agrícola e mineral, metalúrgicas, construções por meio de experimentos. O objetivo era obter o máximo domínio sobre o meio natural, explorando os recursos em proveito dos lucros de mercado.
...