O Realismo no Brasil
Por: maikonarena • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 605 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS |
ALUNO: JULIE GLENDA COSTA ALBUQUERQUE DATA: 02/08/17 TURMA: 2 ANO 01 |
DO REALISMO AO SIMBOLISMO |
[Escolha a data] |
O realismo no Brasil teve início oficialmente em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de seu mais celebre autor Machado de Assis. Os principais romances de Machado de Assis podem ser divididos em dois momentos bem distintos: as obras da juventude, com forte influência do Romantismo e seu progressivo amadurecimento, até chegar ao realismo de suas obras da maturidade.
O realismo é o oposto de romantismo em suas características básicas, como expressão, as pinturas, os poemas. Os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade, a face nunca antes revelada, a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo, da impotência do homem comum diante dos poderes. Opondo-se á idealização própria do Romantismo, os realistas-naturalistas optaram por um tratamento mais fiel da realidade, segundo o naturalismo, o estado moral do homem resulta de três fatores: sua raça, seu meio e o momento. Portanto, no naturalismo o homem está condicionado biológico e socialmente.
Os principais escritores do naturalismo brasileiro são Aluísio de Azevedo, romancista, jornalista brasileiro, considerado o pioneiro do naturalismo no Brasil com sua obra principal: O Mulato e o Cortiço . Adolfo Caminho, escritor cearense, considerado um dos principais autores da literatura naturalista brasileira. O realismo se centrava na realidade das coisas no seu conteúdo, enquanto o parnasianismo primava pela forma, a estética acima do conteúdo. Parnasianismo que é adepto de uma escola poética que cultivava a objetividade e a perfeição da forma, em reação ao lirismo dos românticos, o parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França, e se desenvolveu na literatura. Essa escola literária foi uma oposição ao romantismo, pois representou a valorização da ciência e do positivismo.
Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época. A escola literária Simbolista consistia na sacralidade da forma, pelo respeito ás regras de versificação, pelo preciosismo rítmico e vocabular, pela rima rica e pela preferência por estruturas fixas, como os sonetos. As principais características do Simbolismo são: Enfase em temas místicos, imaginários e subjetivos; caráter individualista, desconsideração das questões sociais abordadas pelo realismo e naturalismo; estética marcada pela musicalidade; produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão. Principais artistas simbolistas brasileiros: Cruz e Souza, e Alphonsus Guimaraens.
...