O Realismo no Brasil
Por: Eriiun • 30/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 375 Visualizações
E.E PROF. MIGUEL SANSIGOLO
REALISMO NO BRASIL
SÃO PAULO - SP
2015
Fernanda Matricardi - 05
Fernando de Oliveira – 06
Josiane Thais – 20
Leticia Araujo – 23
Michele Rodrigues – 28
Nataly Alessa - 32
3ºA
REALISMO NO BRASIL
SUMÁRIO
REALISMO
REALISMO NO BRASIL
Contexto Histórico
LITERATURA REALISTA E SUAS CARACTERÍSTICAS
OS PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS
Machado de Assis
Principais Obras: 1881 “Memórias Póstumas de Brás Cubas” 1891 “Quincas Borba” 1899 “Dom Casmurro”.
Aluísio Azevedo
Principais Obras:
1879 "Uma Lágrima de Mulher"
1881 "O Mulato"
1882 "Mistérios da Tijuca"
Raul Pompéia
Principais Obras:
1882 "As Joias da Coroa" 1888 "O Ateneu" 1888 "Alma morta"
Dom Casmurro – Machado de Assis (RESUMO)
REFÊRENCIAS
INTRODUÇÃO
Iremos destacar a Definição da Escola Literária “Realismo”, aprofundando mais o Realismo no Brasil, abordando o contexto histórico durante o período de surgimento, suas características, grandes nomes de autores e obras, principalmente Machado de Assis e o livro “Dom Casmurro”.
REALISMO
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi à abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.
Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.
REALISMO NO BRASIL
Contexto Histórico
O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social.
- O tráfico de escravos foi extinto e a abolição da escravatura ocorreu em 1888. A falta da mão-de-obra escrava foi substituída pelo trabalho dos imigrantes europeus.
- A economia açucareira estava em decadência, enquanto o eixo econômico deslocava-se para o Rio de Janeiro (na época era a capital do país), devido ao crescimento do comércio cafeeiro nessa região.
- Em 1889 foi proclamada a República pelo partido burguês Republicano Paulista (PRP), com a posse do primeiro presidente, o marechal Deodoro da Fonseca.
- 2° Revolução Industrial.
- Segundo Reinado (D. Pedro II).
LITERATURA REALISTA E SUAS CARACTERÍSTICAS
A literatura realista surge no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, em 1881. As produções literárias do Realismo no Brasil estão voltadas a realidade brasileira.
É uma narrativa mais preocupada com a análise psicológica, fazendo crítica à sociedade a partir do comportamento de determinados personagens. Faz uma análise da sociedade "por cima", visto que seus personagens são capitalistas, pertencentes à classe dominante. Este tipo de romance é documental, sendo retrato de uma época. Foi cultivado no Brasil por Machado de Assis, em obras como "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro"
- Linguagem culta e direta.
- Narrativa lenta, tempo psicológico.
- Predomínio de razão.
- Objetividade.
- A mulher numa visão real, sem idealizações.
- Personagens trabalhados psicologicamente.
OS PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS
Machado de Assis
Nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908. Órfão, pobre, mulato, gago e doente em pleno século XIX, Machado de Assis apesar das dificuldades, foi tipógrafo, comentarista, jornalista e, como escritor, tornou-se um inegável prodígio da Literatura Brasileira.
Autor de vasta obra entre praticamente todos os gêneros, foi no romance e no conto que mais se destacou. Com seu estilo conciso, sua ironia, seu humor e com a análise psicológica dos seus personagens, Machado de Assis inaugurou o Realismo no Brasil e foi o autor mais importante do estilo em nosso país.
Principais Obras:
1881 “Memórias Póstumas de Brás Cubas”
1891 “Quincas Borba”
1899 “Dom Casmurro”.
Aluísio Azevedo
Nasceu no Maranhão em 1857 e morreu em 1913. Levado pelo irmão, o teatrólogo e jornalista Artur Azevedo, viajou para o Rio de Janeiro aos 17 anos de idade. Começou a estudar na Academia Imperial de Belas-Artes, onde revelou seus dons para o desenho. Logo passou a colaborar, com caricaturas e poesias, em jornais e revistas. Aluísio Azevedo abandonou as tendências românticas em que se formara, para, influenciado por Eça de Queirós e Émile Zola, tornar-se o precursor do Movimento Realista- Naturalista.
...