O Roteiro Filosófico
Por: duhaga • 26/4/2017 • Relatório de pesquisa • 4.833 Palavras (20 Páginas) • 280 Visualizações
Roteiro Filosófico
1 – Pré-Socráticos
a) Tales de Mileto
Tales foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia, é considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga, foi também fundador da Escola Jônica.
Considerava a água como a origem de todas as coisas, um de seus pensamentos era: “O mundo evolui da água por processos naturais”.
Foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a lua é iluminada pelo sol.
Ele foi responsável por diversas descobertas matemáticas como:
– O diâmetro divide o círculo em duas partes iguais.
– O teorema de que: se dois triângulos têm dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais.
– O ângulo da base dos triângulos isósceles são iguais.
– De que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C. Provavelmente, para demonstrar este teorema, Tales usou também o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos;
b) Anaximandro de Mileto
Anaximandro foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo, era discípulo de Tales de Mileto.
Acreditava que a origem de todas as coisas era o apéiron ( arché das coisas), é uma matéria infinita da qual todas as outras se incidem.
Dizia que o mundo surge de duas grandes injustiças:
– A cisão da que fere a unidade do princípio
– Luta entre os princípios onde sempre um deles quer tomar o lugar do outro para poder existir
Considerava que a terra tinha um formato cilíndrico e que era circundada por várias rodas cósmicas, imensas e cheia de fogo, tanto o Sol como a Lua eram umas dessas rodas, explicando assim o movimento do Sol envolta da Terra.
Anaximandro conclui que a essência de todas as coisas não pode possuir essas propriedades determinadas que sucumbem ao longo do tempo. Dai seu conceito apéiron, ser algo infinito, ilimitado, indefinido e eterno.
c) Anaxímenes de Mileto
Anaxímenes foi um filósofo do Período Arcaico, praticou o materialismo monista, era também um discípulo de Tales de Mileto.
Dedicou-se especialmente a meteorologia, foi o primeiro a afirmar que a luz da Lua é proveniente do Sol.
Afirmava ser o ar a substância primária, a partir da qual todas as outras eram feitas.
Anaxímenes dizia que os corpos celestes eram como bolas de fogos no céu, propôs que a terra liberava um ar rarefeito que se transformava em fogo, formando no final as estrelas. O sol não seria de ar rarefeito e sim de terra, assim como a lua
d) Pitágoras de Samos
Pitágoras foi um filósofo e matemático grego, foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada pitagórica.
Ele fundou uma escola mística e filosófica em Crotona, seus princípios foram fundamentais para o desenvolvimento da matemática e da filosofia ocidental.
Os pitagóricos se interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números.
Para eles o cosmo é regido por relações matemáticas, observando os astros sugeriram que uma ordem domina o universo. Concluíram que a terra é esférica, uma estrela entre estrelas que se movem ao redor de um fogo central.
Sua maior descoberta foi domínio na geometria e se refere às relações entre os lados do triângulo retângulo denominado de Teorema de Pitágoras.
e) Heráclito de Éfeso
Heráclito foi um filósofo, considerado o pai da dialética.
Por seu desprendimento em relação ao poder e pelo desprezo que dedicava aos bens materiais não simpatizava com os efésios que eram exatamente o seu oposto.
Partia do princípio de que tudo é movimento e que nada permanece parado, ele sustenta que só a mudança e o movimento são reais.
A doutrina dos contrários talvez seja o pensamento original de Heráclito,
a lei secreta do mundo reside na relação de interdependência entre dois conceitos opostos, em luta permanentemente mas ao mesmo tempo um não pode existir sem o outro.
Segundo ele o fogo é o elemento primordial de todas as coisas, tudo de se origina de rarefação e tudo flui como um rio, o cosmo é um só e surge através do fogo.
Para Heráclito, o fogo, quando condensado, se umidifica e, com mais consistência, torna-se água; e esta, solidificando-se, transforma-se em terra; e, a partir daí, nascem todas as coisas do mundo?. Este é o caminho que Heráclito define como sendo “para baixo”.
Derretendo-se a terra, obtém-se água. Água transforma-se em vapor, tal como vemos na evaporação do mar. E, rarefazendo-se, o vapor transforma-se novamente em fogo. E este é o caminho “para cima”
Os eclipses do Sol e da Lua acontecem quando as concavidades dos barcos se voltam para cima. E as fases da Lua ocorrem quando o barco que a encerra se volta aos poucos em nossa direção.
f) Parmênides de Eléia
Parmênides foi um filósofo grego, seus primeiros contatos filosóficos foram com a escola pitagórica, foi o fundador da escola eleática.
Ele desenvolvia um pensamento completamento antagonico em relação a Heráclito, para ele toda mutação é ilusória.
Parmênides comparava as qualidades umas com as outras e as ordenava em duas classes distintas. Por exemplo, comparou a luz e a escuridão, e para ele essa segunda qualidade nada mais era do que a negação da primeira.
Diferenciava qualidades positivas e negativas, esforçava-se em encontrar essa oposição fundamental em toda a Natureza.
Em vez de usar o termos “positivo” e “negativo” utilizava os termos “ser” e “não ser”
2 – Sofistas
a) Protágoras de Abdera
Foi um sofista grego.
Sua frase mais conhecida é “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são”
Essa frase expressa bem o relativismo tanto dos sofistas em geral como o relativismo do próprio Protágoras.
...