O Salve Geral
Por: ivonetiprochnow • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 770 Visualizações
SALVE GERAL
Resenha Crítica: O dia que São Paulo parou.
Ivoneti Prochnow Potratz
Filme: “Salve Geral”. Drama, Diretor: Sérgio Resende, Ano: 2009, Duração 2h, Roteiro: Sérgio Resende e Patrícia Andrade.
A trama tem início com a morte do marido de Lúcia (Andréia Beltrão), pai de Rafael (Lee Thalor). Após a morte do mesmo, e a falência da empresa, Lúcia e Rafael se mudam para um bairro afastado da capital paulista. O jovem Rafa passa por problemas para se adaptar à sua nova realidade, e em um de seus momentos de rebeldia acaba por causar um acidente de carro, que culminou na morte de seu amigo após o motorista do outro veículo atirar contra eles. Inconformado com a situação, Rafael vai até seu carro e pega uma arma para atirar contra o agressor, mas esse, já estava acelerando para fugir, o tiro acerta então, por acidente, uma jovem que passava pelo local, onde havia várias testemunhas.
Lúcia, em suas visitas à penitenciária, conhece a advogada Ruiva (Denise Weinberg), que trabalha para a facção criminosa do primeiro partido da capital. Desesperada para tirar o filho da prisão, e precisando de dinheiro, Lúcia acaba cedendo às tentativas da advogada, sendo usada em missões ligadas à organização criminosa. Durante a trama, Lúcia, chega a subornar pessoas de um hospital e um policial, além de manter um relacionamento amoroso com um dos líderes criminosos.
No festival do dia das mães do ano de 2006, São Paulo estava sitiada. Ocorreram ataques a delegacias de polícia, ônibus foram incendiados, havia ameaças contra metrôs e aeroportos. Uma verdadeira carnificina, resultante de um dos piores ataques do PCC, causado por presos que saíram com indulto, em parceria com os criminosos que já estavam soltos. Ataque causado por uma disputa do Comando, em busca de poder, que estava em crise com o sistema penitenciário, quando Marco Willians Camacho, o “Marcola”, líder do PCC, foi transferido para um presídio de segurança máxima em Presidente Venceslau, localizado no Paraná.
“Salve Geral” trás uma discussão em torno não só de problemas relacionados à segurança pública brasileira, mas também de problemas que ocorrem no sistema penitenciário. Mostra a realidade, mesmo que sangrenta, mas ainda sim, a realidade, que São Paulo viveu. Mesmo com todas as críticas negativas o filme é um sucesso, e deixa claro, mais um dos cenários de desordem nacional pelos quais passamos.
...