O Sistema Digestivo
Por: marcio ribeiro dos santos • 25/8/2022 • Resenha • 647 Palavras (3 Páginas) • 149 Visualizações
O estômago:
O estômago é um importante órgão do sistema digestório. Ele é responsável por atuar no processo de digestão e por armazenar alimentos.
O estômago é um órgão do sistema digestório que se caracteriza por ser a porção mais dilatada deste. Ele está localizado na região logo abaixo do diafragma. Esse órgão é capaz de se distender para acomodar o alimento que ali chega. Essa estrutura corporal pode armazenar cerca de dois litros de alimento e líquido. O suco gástrico é uma importante secreção produzida no estômago, e é o principal agente da digestão das proteínas pelo estômago.
Gastrite:
A gastrite é uma inflamação das paredes do estômago que pode produzir sintomas como dor de estômago, indigestão, arrotos frequentes e sensação de queimação no estômago, podendo acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios, infecção pela bactéria H. pylori ou ser consequência de estresse e nervosismo, por exemplo. Pessoas com gastrite geralmente sentem dor abdominal. A dor é muitas vezes na parte superior do abdome ou no lado superior esquerdo do estômago.
É importante que a causa da gastrite seja identificada, pois assim é possível que seja estabelecido o tratamento mais adequado, podendo ser associada a melhora da alimentação ao uso de medicamentos indicados pelo gastroenterologista com o objetivo de diminuir a acidez do estômago, proteger a mucosa inflamada e diminuir a dor.
Pâncreas
O pâncreas é uma glândula mista localizada na região do abdômen que produz hormônios e enzimas. Pode ser considerado um órgão do sistema endócrino e digestório. Com tamanho médio de 20 centímetros, o pâncreas está localizado no abdômen, em uma região atrás do estômago. Produz o suco pacreático, que auxilia na digestão. Tem capacidade de produzir insulina e glucagon, dois hormônios que garantem níveis adequados de açúcares no sangue.
Pacreatite
É a inflamação do pâncreas, que, na maioria dos casos, está relacionada com o consumo frequente de álcool. Os principais sintomas da pancreatite são dores abdominais, mal-estar, vômitos e emagrecimento. O diagnóstico da pancreatite é através de exames de sangue.
Em geral, todo paciente com pancreatite deve permanecer internado. Se o caso for leve a moderado, a resolução é espontânea. Administra-se soros e controla-se a dor. Neste período inicial, o paciente deve se manter em jejum total por no mínimo 3 a 7 dias, uma vez que a alimentação estimula a produção das enzimas pancreáticas que acabam por lesar ainda mais o pâncreas.
Fontes:
http://www.mdsaude.com/gastroenterologia/pancreatite/
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/pancreas.htm
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/estomago.htm
www.healthline-pt.com/gastrite/
www.tuasaude.com/gastrite/
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/estomago.htm
[pic 1]
[pic 2]
Márcio José, faça como se eu estivesse aí, e como eu faria pra ajudar você com o texto. Vou escrever perguntas, você vai responder, e as respostas, você junta e forma o parágrafo. O primeiro parágrafo vou fazer as perguntas e vou fazer o primeiro parágrafo, no segundo vou fazer só as perguntas e você responde (como fiz). Você vai fazer no caderno, o cabeçalho, colocar o tema, e fazer o texto (confira as linhas), junte os parágrafos. Lembre de fazer um assunto por parágrafo e colocar os centímetros no início.
...