O Vento será tua herança
Por: TalineMelo • 21/9/2016 • Resenha • 340 Palavras (2 Páginas) • 2.708 Visualizações
Assistindo ao filme "O vento será tua herança", pude fazer uma reflexão e indagação sobre as ideias e as crenças envolvendo o binômio ciência e fé ou ciência e religião. É um filme com o tema muito polêmico, porque na minha opinião, fere o direito a liberdade que cada pessoa tem de pensamento, crença ou religião.
O professor de biologia, John Thomas Scopes aborda em sala de aula um tema sobre a Teoria da evolução de Darwin, em uma escola pública, e foi preso por ensinar essa teoria na escola, infringindo assim uma lei local, onde os funcionários públicos não poderiam explorar esses preceitos darwinistas. Todos deveriam ensinar, conforme a teoria do criacionismo, baseando a visão de mundo na tradição cristã, conforme a Bíblia.
A sua prisão, repercute nacionalmente, e toma proporções gigantescas. principalmente pela escolha do advogado de defesa e promotor. A cidade inteira, era culturalmente influenciada pela religião, possuindo a maioria de moradores fanáticos e intolerantes.
No julgamento, ocorre um embate entre o advogado de defesa e o promotor, no qual diversos erros processuais são percebidos, entre eles, a resistência do juiz em não querer ouvir cientistas evolucionistas, e um processo de julgamento tendencioso, em favor do promotor. Até que o advogado de defesa consegue expor várias contradições, no caso da Bíblia ser interpretada de maneira literal, desarmando o promotor.
No dia do julgamento, o juiz condena o professor a pagar uma quantia mínima, e o promotor se revolta, é ignorado e acaba morrendo no local.
Se eu fosse a juíza da ação, eu julgaria o pedido da promotoria improcedente e pediria a extinção do processo, tendo em vista que o assunto em questão no filme, se tratava apenas de um choque cultural, onde pessoas extremamente intolerantes, tentaram impedir um cidadão de exercer o seu direito de liberdade de expressão, que é o direito de qualquer indivíduo de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade, elencado como um direito fundamental previsto na Constituição.
...