TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vinculo Empregaticio Uberistas

Por:   •  9/6/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.282 Palavras (22 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO

UNISAL – CAMPUS SÃO JOSÉ

Gabriel Matos Coelho da Silva

Gustavo de Moraes Martins Pires

Ingrid Paula de Andrade

VÍNCULO DE EMPREGO DOS UBERISTAS COM O APLICATIVO

CAMPINAS

2023

Gabriel Matos Coelho da Silva

Gustavo de Moraes Martins Pires

Ingrid Paula de Andrade

VÍNCULO DE EMPREGO DOS UBERISTAS COM O APLICATIVO

Trabalho apresentado no curso de graduação de Direito da Universidade Salesiana de São Paulo.

Orientador: Prof. Dr. Átila Ferreira Costa

CAMPINAS

2023

RESUMO

        O presente trabalho de conclusão de curso, propõe uma reflexão sobre a hipótese de vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo, conhecidos como uberistas, e a plataforma Uber.

        Com o surgimento de aplicativos de transporte, como o Uber, trouxe uma nova forma de prestação de serviços que gerou debates quanto a natureza do vínculo empregatício entre os motoristas e a empresa.

        Este trabalho busca trazer uma visão favorável à Uber.

        Inicialmente, é apresentado o escritório modelo criado para a composição desta pesquisa.

        Em seguida, é introduzida a legislação brasileira, apresentando os requisitos necessários trazidos pela própria CLT para vínculo empregatício, bem como demais aspectos legislativos e doutrinas que dão apoio à Uber.

        Diversos aspectos legais, econômicos e sociais dessa relação, serão explorados. Temas como a flexibilidade proporcionada e a independência dos motoristas, serão discutidos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

ESCRITÓRIO MODELO        5

PARECER TÉCNICO JURÍDICO        6

ENQUADRAMENTO JURÍDICO DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS        6

A GRANDE POLÊMICA DA ENTRADA DA UBER NO BRASIL        8

A NATUREZA DO SERVIÇO PRESTADO        8

A REAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO NO BRASIL        9

ENQUADRAMENTO COMO TRABALHADOR AUTÔNOMO        10

FLEXIBILIDADE PROPORCIONADA PELA PLATAFORMA        10

A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO        11

ENTENDIMENTOS JURISPRUDENCIAIS        11

CONCLUSÃO        13

BIBLIOGRAFIA        14

INTRODUÇÃO

        A Uber é uma empresa de tecnologia que revolucionou a indústria do transporte ao oferecer uma plataforma que conecta motoristas e passageiros, de forma eficiente, conveniente e segura.

        Porém, a relação entre a Uber e os motoristas parceiros têm sido objeto de debate e controvérsia.

        De um lado, há quem defenda que os motoristas são empregados da Uber, de outro, os que defendam que os motoristas são trabalhadores autônomos.

        Este trabalho de conclusão de curso, adotará a perspectiva favorável à Uber, buscando demonstrar uma visão jurídica da relação.

ESCRITÓRIO MODELO

O escritório Morais, Matos Andrade é especializado na área trabalhista, atendendo as mais diversas demandas do setor.

                          Dr. Gabriel Matos Coelho, possui pós-graduação e doutorado em direito trabalhista, procuram efetivar, com a maior celeridade possível, a solução de conflitos com respectiva celebração de acordos, em todos os níveis (judiciais e extrajudiciais). A definição de estratégias pontuais, na esfera trabalhista, com atendimento personalizado, tem gerado importantes resultados na área.

Gustavo de Moraes, advogado trabalhista, bacharel em Direito pela Unisal, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo Mackenzie Campinas, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela PUC-SP, mestre em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela USP. Além da formação técnica, possui em suas atribuições o foco, a perspicácia e a humanidade, atributos necessários para o trato com o cliente, negociação de acordos, condução de audiências e sustentações orais, buscando sempre a melhor prestação de serviços para os clientes, para os colegas de equipe e para a sociedade.

                A Dra. Ingrid Paula de Andrade, atua em processos administrativos e judiciais, vasta experiência em carteiras de grande volume, bem como processos estratégicos. Experiência com atuação envolvendo clientes de diversos setores da economia, como telecomunicação, comércio e varejo.

PARECER TÉCNICO JURÍDICO

Contratante: Uber

Tema: Reconhecimento de Vínculo Empregatício com Uber

                O presente parecer técnico jurídico tem como objetivo analisar se há uma relação de vínculo de emprego entre a empresa Uber e seus motoristas, para isso serão analisados os requisitos previamente trazidos pelo Briefing.

ENQUADRAMENTO JURÍDICO DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

                A legislação brasileira, traz cinco requisitos para configurar uma relação de emprego, sendo subordinação, habitualidade, onerosidade, pessoa física e pessoalidade.

                Primeiramente vemos a subordinação, sendo considerado pela doutrina e pelo sistema judiciário o requisito de maior relevância na caracterização da relação de emprego. É o poder de direção do Empregador ao Empregado, existindo diversos modos: a jurídica, a econômica, a social, a técnica e a hierárquica.

A subordinação jurídica é derivada diretamente do contrato de trabalho, assim trás de forma irrefutável o vínculo de trabalho e subordinação do Empregado ou Empregador, já que estes reconhecem o poder do Empregador, como remuneração jornada de trabalho obrigatória e entre outros aspectos.

A subordinação econômica é o poder que o Empregador tem sobre o Empregado no aspecto financeiro, como exemplo o pagamento de salário, porém é possível a existência de um vínculo de emprego sem que esta subordinação esteja presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com