O desmatamento da Amazônia e sua contribuição na crise hídrica na Região Sudeste
Por: Audalio • 3/2/2017 • Projeto de pesquisa • 3.364 Palavras (14 Páginas) • 1.270 Visualizações
BIO TCC MONOGRAFIA
MODELO DE PRÉ-PROJETO
DESMATAMENTO DESORDENADO:
O desmatamento da Amazônia e sua contribuição na crise hídrica na Região Sudeste
Bio Tcc Monografia
São Paulo
2017
Bio Tcc Monografia
DESMATAMENTO DESORDENADO:
O desmatamento da Amazônia e sua contribuição na crise hídrica na Região Sudeste
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de ...............................– como requisito parcial para aprovação na disciplina de...............................................................
Orientadora: Profa. Bio Tcc Monografia
São Paulo
2017
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
CO2 - Dióxido de carbono ou gás carbônico
ONU – Organizações das Nações Unidas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1. Problema 4
1.2. Hipóteses 5
1.3 Objetivo 5
1.3.1. Objetivo geral 5
1.3.2. Objetivos específicos 5
1.4. Justificativa 6
1.4.1. Justificativa Pessoal 6
1.4.2. Justificativa Teórica 6
2. REFERENCIAL TEÓRICO 8
3. METODOLOGIA 12
4. PLANO DE MONOGRAFIA (SUMÁRIO PROVISÓRIO) 13
5. CRONOGRAMA 14
BIBLIOGRAFIA 15
1 INTRODUÇÃO
- PROBLEMA
Como podemos associar o desmatamento da floresta Amazônica em relação com a crise hídrica na região Sudeste do país? As decisões judiciais, atendem efetivamente preceitos constitucionais, para impedir o desmatamento da floresta amazônica? O que o tribunal de justiça tem decidido quanto a leis que inibem este ato? O que precisa ser feito como meta principal nas vias públicas para acompanhar o procedimento executado nas grandes barragens? Quais os planos de ação em prática, para evitar o desmatamento ilegal? Como ocorre o monitoramento do Ministério do meio ambiente para mensurar e coordenar a redução da taxa de desmatamento? Em relação a escassez de agua na região sudeste, especialmente em São Paulo, como vem sido estruturado, levando em consideração os planos estatais? Quais as medidas governamentais, atribuições legais que o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin decretou para contribuir para melhoria do abastecimento de água no estado?
1.2. HIPÓTESES
Conta –se com o Poder Público e governamentais para criar mecanismos de normatização e medidas para estabelecer procedimentos que viabilizem meios de reservas de água, com objetivo de sanar a escassez de água nos reservatórios de São Paulo.
1.3 OBJETIVO
1.3.1. Objetivo geral
O presente trabalho pretende demonstrar a atividade jurídica e suas decisões, mediante a associação e causas que o desmatamento ilegal da floresta amazônica tem impactado nas crises hídricas, o que vem refletindo nas Bacias Hidrográficas Brasileira, e em especial na região de São Paulo.
Estabelece diretrizes e critérios para implantação e monitoramento do plano estadual de recursos adotados pelo ministério do meio ambiente, com otimização de preservação, monitoramento de nossas reservas florestais fiscalizadas, e rever quais os recursos financeiros do fundo Estadual de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas.
1.3.2. Objetivos específicos
- Ressaltar a legislação brasileira vigente e o plano de ação para prevenção e controle do desmatamento na Amazônia;
- Especificar modelos constitucionais e benefícios ao meio ambiente, mediante a legislação vigente;
- Avaliar os recursos hídricas na região Sudeste (São Paulo), levando em consideração as normas e diretrizes governamentais.
1.4. JUSTIFICATIVA
1.4.1. Justificativa Pessoal
O tema proposto despertou o interesse, mediante a situação caótica e escassez de água no estado de São Paulo, levando em consideração que o aumento do desmatamento afetou gravemente nossas nascentes assim como os incêndios, o que impactou em um período crítico de estiagem causando o decréscimo significativo nos reservatórios de água acometido entre o ano de 2014 a 2016.
1.4.2. Justificativa Teórica
O tema em questão, é de grande relevância para o direito, tendo em vista que o Direito Ambiental Penal incrimina não somente o colocar em risco a vida, a saúde dos indivíduos e a perpetuação da espécie humana, mas o atentar contra a própria natureza, bem que, por si mesmo, deve ser preservado e objeto de tutela, pelo que representa às gerações presentes e futuras. A água, composto formado por hidrogênio e oxigênio, é algo essencial para a manutenção da vida terrestre, porém este recurso está cada vez mais se tornando não-renovável em nosso país, devido ao desmatamento da Amazônia associado com a má gestão pública e principalmente a falta de consciência da população em relação ao desperdício de água, foram os principais fatores da crise hídrica brasileira.
...