O homem com o ser material e ser racional
Por: claudiobqueiroz • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 1.475 Visualizações
[pic 1]
Leonardo Menezes
Luis César
Romário Sodré
Ciências Humanas e Sociais
O Homem
Salvador
2014
INTRODUÇÃO
Observando a sociedade do ponto de vista histórico, nota-se que a evolução do homem foi e vem sendo significante para qualquer tipo de fator cultural. O homem sai de uma condição de ser apenas corpóreo e material, para atingir um ápice de ser pensante e com condições especificas de adaptar-se ao meio em que vive. Este primata, como todo ser vivo, age sobre a natureza com a finalidade de sobreviver como espécie. Todavia, enquanto nos outros animais a atuação sobre a natureza é meramente instintiva, determinado para cada espécie, no homem ela ocorre de forma intencional e planejada. Isto é, o homem tem discernimento de que está moldando a natureza para adequá-la às suas necessidades.
A historicidade dos fatos permite afirmar o poder que o homem exerce, a partir do momento que parte-se de alguns pressupostos e certos tipos de atividades. Pode observar que os Índios já desempenhava uma função e com o tempo foi aprimorando suas técnicas. Primeiro eles só faziam: coletar, depois veio a necessidade de caçar e posteriormente houve a precisão de armazenar, assim afirmando o poder racional do homem.
O homem não se limita apenas em conhecimento, reflexão e raciocínio sobre os seres e ecossistemas, mas, acima de tudo, tem a capacidade de conhecer e compreender a si mesmo. Porque e para que vive, assim o homem se questiona sobre o sentido de sua existência. Ele se indaga acerca dos valores morais, sociais, políticos e culturais que cultiva. Busca seus fins, a partir de seus valores, tornando-se efetivamente humano, essencialmente um ser racional.
Na contemporaneidade existe a necessidade de haver coerência para que sejam entendidos alguns fatores sociais e humanos. Isso foi sendo construído em longo prazo, onde pensadores, sociólogo, filósofos e historiadores, pensaram em desempenhar a construção do espaço chamado sociedade, para que estivessem uma harmonia universal e o bom senso dos indivíduos que tinham a precisão de serem sociabilizado em grupo.
CONCLUSÃO
Por um grande período o desafio do homem, foi obter novas descobertas, sendo elas: médicas, históricas, culturais, sociais e cientificas. Partindo de uma afirmação que em uma sociedade ou determinado grupo todos tem a precisão de complementar-se, ou seja, a partir do momento que se vem ao mundo, o ser trás consigo a primordialidade de se relacionar e criar lanços de dependência dos conhecimentos cientifica. Ele tem consciência de suas limitações e sabe que sua vida tem começo, meio e fim. Portanto, ele não se satisfaz com o que é ou com aquilo que possui. Está continuamente buscando algo mais. Com isso não é tão difícil entender o porquê que o homem tem a necessidade de conservar o ser racional.
METODOLOGIA
Pesquisas bibliográficas
...