O principe
Por: andremchdo • 7/4/2015 • Resenha • 296 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
O livro o Principe, escrito por Niccolo di Bernardo machiavelli (Maquiavel) historiador,poeta e diplomata, tras as ideias do autor sobre estado e governo,de como agem
seus governantes, de como deveria ser e como realmente é.
Maquivel, tem como pensamento a respeito de governo e politica no geral,que o governante tem que ser amado por seus governados,ser bem visto,pois assim sendo,tera destes o apoio que precisar.
Como sabia ele que isto não é possivel, tinha em mente que não sendo amado,teria que ser temido, porem sem ser odiado.
Para isso, segundo da a entender o livro não importa os meios que utilizara para manter-se no poder,desde que realmente necessarios.
Não que o governo va fazer algo ruim porque gosta,porque é arbitrario ou imoral, mas o fara porque naquele momento é necessario faze-lo para manter-se no poder, manter o estado.
Passa ainda a ideia de que, quando no poder, o que for fazer de bom deve ser feito aos poucos, já o que precisar fazer que ira causar uma imagem negativa, deve ser feito de uma só vez.
Segundo Maquiavel, o poder resulta da astucia ou da força, sendo assim esses dois requisitos são indispensaveis a um governo, devendo este ainda fazer com que o povo esteja sempre precisando do governo,para poder este ajudar ou dar a entender
Maquiavel fala que um principe não deve ter outro objetivo que não seja a guerra,podendo ser entendida essa afirmaçao no sentido figurado,a guerra seria pelo governo,não hesitando esse a usar de todos os meios e artimanhas que lhe estiverem disponiveis para manter-se no poder, desde alianças politicas até mesmo,dependendo a forma de governo, a guerra propriamente dita. Segundo o autor, o governante deve manter-se forte, sendo assim dificilmente sera atacado.
...