OS DIREITOS HUMANOS
Por: lgp420 • 8/8/2016 • Trabalho acadêmico • 647 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
TRABALHO DE DIREITOS HUMANOS
- É possível identificar uma correlação entre os textos? Justifique a sua resposta.
R: Sim. É possível uma vez que no primeiro texto a abordagem em relação aos direitos humanos nos remete a uma objetivação dos direitos humanos, qual seja, a de resistir a dominação e a opressão pública e privada. Além de que uma vez perdido esse objetivo eles se transformam em uma mera ideologia política, ou em idolatria do capitalismo neoliberal ou até então na versão contemporânea da missão civilizatória, pensamentos estes que vão ao encontro do que é explicitado no 2º texto, uma vez que até mesmo o judiciário não se adaptou a realidade constitucional democrática que vigora há mais de 25 anos. Sua estrutura interna não difere na essência, daquela construída pelo Estado Policial da ditadura civil-militar instituída em 1964. Tais efeitos que dificultam a atividade jurisdicional em lidar com os direitos coletivos e fundamentais de cada indivíduo por si ou inserido nas comunidades. Em ambos os textos os discursos e inadimplência para com os direitos humanos quando considerados a posição social do indivíduo demonstra a desigualdade seja no processo ou na pena imposta à uma pessoa pobre não possuidora dos meios de se ter uma boa defesa e outra pessoa de uma posição social elevada, detentora de todos os melhores e mais caros meios. E desta maneira que a pergunta: - “como intender o papel do Estado e por que este ainda é o maior violador dos direitos humanos? “- Se faz tão necessário hoje em dia.
Os direitos humanos de acordo com os textos são levados a sério pelo Estado Brasileiro?
R: Não, de forma alguma os direitos humanos no Brasil são deveras esquecidos, ou melhor dizendo deixados de lado. São muitos os casos de inadimplência em relação aos direitos humanos uma vez que quem deveria tutelar estes direitos (O Estado) é o maior violador deles. Um exemplo que demonstra um descaso aos direitos humanos são os que se referem aos autos de resistência, que são as mortes cometidas por policiais em operações a maioria deles em favelas. São mortes e mais mortes e os casos solucionados e esclarecidos chegam a um índice próximo a zero. Além de que vale frisar que é deveras curioso se observar que o auto de resistência foi criado durante a ditadura, em um regime de exceção.
O cenário é realmente preocupante. Contudo, há que se denunciar a violação dos direitos humanos e a criminalização; e resistir, tornando públicas as ações que visam a intimidar e a exterminar grupos, famílias e indivíduos.
Aponte a ideia central contida no texto 1 e 2.
R: O 1º texto no demonstra o colapso do capitalismo anglo-saxônico, desregulamentado, ganancioso e de livre mercado, baseado na especulação financeira, crédito barato e
desrespeito a qualquer valor que não seja o lucro, dando margem a um capitalismo cosmopolita apresentado como globalização humanizada: o cosmopolitismo humaniza o capitalismo, ameniza os efeitos colaterais da globalização, e limita regimes opressivos e totalitários, colocando em evidencia os direitos humanos como talvez a mais importante instituição liberal.
...