TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Anjos do Sol

Por:   •  20/5/2016  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA

MYLLENA ROZA DE SOUZA

“ANJOS DO SOL”:

A TRISTE REALIDADE DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL.

CABO FRIO, 2016.

2016

MYLLENA ROZA DE SOUZA

“ANJOS DO SOL”:

A TRISTE REALIDADE DE UMA SOCIEDADE DESIGUAL

Trabalho de análise do filme “Anjos do Sol” com o objetivo de identificar as mudanças comportamentais que o homem sofre quando lhe faltam garantias básicas de sobrevivência. Solicitado pelo professor Filipe Borges, da matéria Introdução à Ciência do Direito.

CABO FRIO, 2016.

Análises propostas a respeito do filme “Anjos do Sol”:

  • Até que ponto a falta de acesso a direitos e garantias fundamentais pode influenciar o comportamento humano?

Todo o homem tem direito à dignidade, direito a um conjunto de garantias existenciais como: ter uma moradia, satisfazer suas necessidades básicas de alimentação, ter acesso à educação e etc. Quando ele é privado desses direitos, acaba sendo “obrigado” a buscar alguns caminhos que muitas vezes nem ele mesmo entende como correto, mas que acabam sendo necessários. No filme “Anjos do Sol” observa-se uma realidade muito triste e infelizmente mais comum do que imaginamos: Um pai de família, morador de uma região muito precária, vende sua filha em troca de alguns trocados que “garantirão” sua sobrevivência e a do restante de sua família momentaneamente. Esse pai entrega sua filha a um completo desconhecido, sem nem ao menos saber o que irá acontecer com ela ou pra onde será levada. Com o passar do filme, nota-se que ele não é o único pai a ter esse tipo de atitude, mas que muitas outras meninas também são vendidas por suas famílias e que todas elas viram escravas da atividade sexual. Exploradas por aproveitadores que pouco se importam com o fato daquelas meninas ainda serem crianças. Será que esse mesmo pai citado anteriormente teria esse tipo de comportamento se tivesse a certeza que teria condições de garantir o sustendo de sua família? Acredito que não. Será que se ele tivesse recebido uma educação adequada e conhecesse seus direitos não lutaria por eles? Acredito que lutaria.  Mas esse pai não tinha como alimentar os seus e nem conhecia seus direitos e em um momento de medo ou desespero, tomou a atitude de vender uma menina de apenas 12 anos, como muitos outros também o fazem.

A falta de garantias básicas influencia e muito o comportamento do homem, uma vez que na ausência de condições mínimas de sobrevivência, ele tem que buscar outros mecanismos para se manter vivo.

  • É possível justificar o aumento dos índices de criminalidade, considerando a postura omissiva por parte do Estado, poder público?

Sim, é possível. O Estado tem o dever, garantido pela Constituição Federal, de fornecer saúde, segurança, moradia, educação e o bem-estar social. Porém isso não ocorre, pois o que temos é um Estado que, na maioria das vezes, não cumpre com as suas obrigações e omite suas responsabilidades. À medida que o homem, como foi citado na questão anterior, não tem seus direitos básicos garantidos ele precisa buscar novos meios para conseguir satisfazer suas necessidades.         Muitos nessa busca pela sobrevivência acabam tomando caminhos que não são os melhores e quando percebem já estão no mundo do crime. Muitas pessoas se perguntam: “Mas porque escolher a criminalidade quando se podia estar trabalhando honestamente?” Porque essa parcela a margem da sociedade, não tem acesso ao principal direito que o Estado deveria garantir: Uma educação de qualidade, que proporcione o conhecimento de seus direitos a cada uma dessas pessoas. Fazendo com que elas se tornem cidadãos questionadores, conhecedores de suas obrigações e direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com