Os Direitos Humanos
Por: passos4000 • 7/3/2019 • Monografia • 293 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
Apesar de alguns dicionários apresentarem a tradução da palavra direito como privilegio, quando inserida no contexto dos direitos humanos visa algo mais substancial. Todo ser humano, pelo simples fato de ser, possui direitos e garantias fundamentais a serem respeitados, e esses não podem ser tirados de ninguém, não como os privilégios.
A elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos está ligada diretamente com as desumanidades que ocorreram na primeira guerra mundial, que sucedeu-se entre 1914 e 1918 e a segunda, 1939 e 1945, onde após cerca de 20 anos de guerra, o Eixo, grupo composto pelos países com ideologias autoritárias que buscavam vingança pela derrota no primeiro ciclo de conflitos, acabou perdendo o enfrentamento. Esse fato levou Eleanor Roosevelt, esposa do presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt, a assinar em 1948 a então Declaração.
Além desse fato, é possível constarmos ao decorrer da história, diversos outros documentos que indagam a aplicação dos direitos humanos, assim como o Cilindro de Ciro (539 a.C), a Carta Magma (1215), a Petição de Direito (1628), a Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776), e diversas outras manifestações citadas abaixo que foram cruciais para a fortificação e inserção dos Direitos Humanos no mundo.
1.1 Cilindro de Ciro
Essa é considerada a primeira Declaração de Direitos Humanos, onde está inserida a declaração feita pelo rei persa Ciro II, depois de ter conquistado a Babilônia em 539 a.C. Esse documento constava a liberdade e a permissão para que os povos que eram escravizados na região conquistada voltassem para suas terras natais.
Os vestígios do Cilindro foram encontrados em 1879, e seus escritos foram traduzidos anos depois pela Organização das Nações Unidas em 1971 para todos os idiomas oficiais, garantindo que todos tivessem o conhecimento desses direitos que a tanto tempo foram garantidos.
...