Os Direitos Humanos e o Consumismo
Por: daniela1985 • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Primeiro tópico do slide: Os direitos humanos e o consumismo
FALA : Boa noite, em um primeiro momento falarei sobre a relação dos direitos humanos com o consumismo e em um segundo momento sobre o direito a um ambiente sadio e a declaração universal dos direitos do povo.
Os direitos humanos são universais e indivisíveis e dentre esses direitos estão a garantia do direito a vida e a um meio ambiente saudável e isso mostra uma grande contradição quando pensamos em nosso sistema econômico que se baseia no consumismo exacerbado.
Para a sociedade se tornar menos consumista necessitamos de uma extrema mudança cultural; precisamos nos sensibilizar para que esse modelo de consumo seja superado. O Brasil sendo um país com uma biodiversidade diversa necessita de investimentos em politicas públicas relacionadas ao meio ambiente.
Segundo tópico do slide: O direito a um ambiente sadio e a declaração universal dos direitos do povo
FALA: O direito a um meio ambiente sadio ficou conhecido inicialmente pelo pacto internacional dos direitos culturais, sociais e econômicos e se consolidou com a declaração universal dos direitos do povo; que no ART 16 que disserta: “Todo povo tem direito à conservação, à proteção e ao melhoramento do meio ambiente.”
Possíveis perguntas:
*Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) é um tratado multilateral adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 16 de dezembro de 1966 e em vigor desde 3 de janeiro de 1976. O acordo diz que seus membros devem trabalhar para a concessão de direitos econômicos, sociais e culturais (DESC) para pessoas físicas, incluindo os direitos de trabalho e o direito à saúde, além do direito à educação e à um padrão de vida adequado.
*DUDH 1948 segunda guerra; direitos do povo se consolidou com o PIDESC
Neste breve trabalho, buscamos contextualizar a importância do tema Sustentabilidade enquanto direito de terceira geração, seu reconhecimento enquanto direito fundamental e seu processo de positivação para o texto constitucional. Esperamos que a visualização panorâmica de parte do processo histórico, propicie ao leitor a compreensão da relevância destes direitos adquiridos e abra a possibilidade de problematização do tema exposto por parte do corpo acadêmico. Por gerações de direitos compreende-se que novas demandas se farão presentes no decorrer da historia, e, como proposto, avaliado sob perspectiva de gerações, e preciso compreender que estes, novos direitos, estarão elencados aos direitos anteriores.
...