PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABISSAL
Por: Dênio Vieira Júnior • 20/5/2021 • Resenha • 480 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
Sugestões
PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABISSAL
“A característica fundamental do pensamento abissal é impossibilidade da co-presença dos dois lados da linha” (p. 71) – isso ao meu entender é o pressuposto principal, ou seja, para um existir o outro tem que ser “apagado”
“Modernidade ocidental como um paradigma fundado na tensão entre regulação e emancipação” (p. 72) – Dicotomia aplicável as sociedades metropolitanas – contraponto aos territórios colonizados que a dicotomia produzida é da apropriação e violência.
“O pensamento abissal moderno se destaca pela capacidade de produzir e radicalizar distinções” (p.72) – escancaramento da realidade e das desigualdades existente, inclusive da dominação exercida.
No campo do conhecimento, o pensamento abissal consiste na concessão do monopólio da distinção universal entre verdadeiro e falso à ciência, em detrimento de dois conhecimentos alternativos: a filosofia e a teologia (p. 72) – reforço a racionalidade mencionado na aula passada, aqui característica dos direitos humanos
Pag. 73 – dicotomia no plano da existência e outras realidades fora da legalidade – exemplo às Favelas
Contexto histórico - exemplificativo pg. 74
Paragrafo final do pg. 74 – pode ser feito um contraponto sobre a questão da universalidade – apresentada no texto “Seria a noção de direitos humanos um conceito ocidental” – fazendo um reforço da universalidade característica em contraposição ao texto .
Universalidade -> tensão entre regulação e emancipação
- Tensão entre violência e apropriação
p.75 – “ enquanto a logica da regulação/emancipação é impensável sem a distinção matricial entre direito das pessoas e o direito das coisas, a lógica da apropriação/violência reconhece apenas o direito das coisas, sejam elas humanas ou não.”
p. 76 – “a exclusão se torna simultaneamente radical e inexistente, uma vez que seres subumanos não são considerados sequer candidatos à inclusão social” – achei forte essa fala – reforça o racismo e da devastação dos povos
Interessante destacar outros exemplos além de Guantánamo
Pag. 77 – grandes abalos
-> lutas anticoloniais
- Exclusão social
Interessante notar que ao citar a exclusão social, a situação é tão crítica que o paradigma que é reclamado é o da violência e apropriação e eles acabam reclamando pelo direito a inclusão dentro do paradigma da regulação e emancipação, demonstrando uma verdadeira subordinação e subjugação a dominação da cultura imposta sob uma alegação de ser “universal”.
Acho interessante destacar o regresso do colonial e do colonizador – trazendo justamente os exemplos – trazendo também a subordinação por meio da diplomacia
Explicar os “fascismos sociais” no aparecimento de suas formas
Pag. 83
[pic 1]
COSMOPOLITISMO SUBALTERNO – contua-se-a a reproduzir a menos que se tenha uma resistência ativa <- o importante é explicar justamente essa resistência ativa
Finalizar com a “diversidade epistemológica do mundo está por ser construída” – reforçar a resistência ativa e que da balizas para o pensamento pós abissal.
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