TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ENSINO DIREITO

Por:   •  13/9/2015  •  Ensaio  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA

Carga horária Semestral

DIREITO DO TRABALHO II

72 h/a

Professores que ministram a disciplina:

Semestre

JOSÉ AUGUSTO PINTO DA CUNHA LYRA

02/2015

Ementa:

FGTS. Estabilidade. Regimes especiais de trabalho. Extinção do contrato de trabalho. Aviso prévio. Cálculos trabalhistas: casos práticos. Segurança e Medicina do Trabalho. Dano na relação de emprego.

Objetivos:

Geral:

A disciplina tem por finalidade viabilizar aos alunos o conhecimento dos princípios, regras e institutos do direito individual e coletivo do trabalho. Busca-se, a partir da Constituição e da legislação trabalhista, despertar o senso crítico dos discentes e capacitá-los com uma visão individualizada de cada aspecto do direito do trabalho, habilitando-os ao exercício profissional nessa área.

Específicos:

Calcular as principais verbas devidas quando da extinção do contrato de trabalho.

Conceituar estabilidade, estabilidade legal, contratual, regulamentar, provisória. Diferenciar os diversos tipos de estabilidade, dentre elas, a do membro da CIPA, a da gestante, a do dirigente sindical e a do integrante da Comissão de Conciliação Prévia.

Conhecer as principais normas de segurança e medicina do trabalho e conceituar insalubridade, periculosidade e penosidade, diferenciando-os e identificando suas hipóteses legais de caracterização e eliminação/neutralização.

Conhecer os principais regimes especiais de trabalho, como o labor do menor, da mulher e dos domésticos, entre outros, bem como formas diferenciadas de prestação de trabalho.

Conceituar categoria profissional, econômica e diferenciada e posicionar-se criticamente acerca dos sistemas de organização sindical. Definir sindicato e as entidades sindicais de grau superior.

Conhecer as prerrogativas, direitos e deveres dos sindicatos e as medidas de proteção à sindicalização.

Conhecer e conceituar os instrumentos coletivos de trabalho, distinguindo acordo, convenção coletiva de trabalho e sentença normativa. Posicionar-se criticamente sobre as questões pertinentes à aderência das normas coletivas aos contratos individuais de trabalho.

Conhecer a evolução histórica do direito de greve, no Brasil e no Mundo. Conceituar greve, sua natureza, formas de exercício e efeitos sobre o contrato de trabalho. Posicionar-se criticamente acerca do exercício do direito de greve. Conhecer outras formas de conflito coletivo de trabalho e mecanismos de solução, como a conciliação, a mediação e a arbitragem.

Conhecer as discussões atuais sobre as relações de trabalho, como flexibilização (precarização) dos direitos trabalhistas e a responsabilidade do empregador nos acidentes do trabalho, entre outras.

Conhecer e aplicar, no exercício profissional, dano moral.

Conteúdo:

UNIDADE I - FGTS E AS DIVERSAS FORMAS DE ESTABILIDADE NO DIREITO DO TRABALHO

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Definição. Natureza Jurídica. Forma de Recolhimento. Movimentação. Reintegração. Readmissão e Indenização. ESTABILIDADE: Conceito. Classificação. Estabilidades Provisórias: estabilidade da gestante, estabilidade do dirigente sindical e demais garantias provisórias de emprego previstas em lei.

UNIDADE II - REGIMES ESPECIAIS DE TRABALHO

Proteção do trabalho do menor. Contrato de aprendizagem. Proteção do trabalho da mulher. Do bancário. Do professor. Dos trabalhadores avulsos, autônomos, eventuais, e a domicílio. Trabalho em cooperativa.

UNIDADE III - EXTINÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

Formas e conseqüências. Rescisão por vontade do empregador: rescisão por justa causa e sem justa causa. Rescisão por vontade do empregado: Pedido de demissão, rescisão indireta (justa causa do empregador) e aposentadoria. Rescisão por culpa recíproca. Rescisão por mútuo consentimento. Rescisão por desaparecimento de uma das partes: rescisão por morte do empregador e do empregado.  Rescisão motivada por força maior e por fato príncipe.

UNIDADE IV – AVISO PRÉVIO

Conceito, natureza jurídica, prazo, contagem. Efeitos: empregado urbano, empregado rural e empregado doméstico. Aviso prévio proporcional. Base de cálculo.

UNIDADE V – CÁLCULOS TRABALHISTAS

Verbas devidas nas diversas formas de extinção do contrato de trabalho: (contrato por prazo determinado e prazo indeterminado) pedido de demissão, dispensa por justa causa, justa causa do empregador, culpa recíproca. Saldo de salário. Salário retido. Aviso prévio. 13º salário integral e proporcional. Férias integrais e proporcionais. Hora-extra. Adicionais: noturno, insalubridade, periculosidade.

UNIDADE VI - SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

Medidas preventivas. Equipamentos de proteção individual. CIPA. Insalubridade, periculosidade e penosidade. Hipóteses legais. Perícia. Remuneração. Adicional. Concomitância. Integração. Eliminação. Neutralização dos agentes prejudiciais. Doenças Profissionais. Atestados médicos.

UNIDADE VII – DANO NA RELAÇÃO DE EMPREGO

Conceito de dano. Dano Reflexo. Requisitos para indenização: dano, ato ilícito, abuso de direito, atividades de risco, nexo causal, indenização por Acidente de Trabalho. Dano moral: espécies, conceito, quantificação. Assédio moral. Assédio Sexual. Trabalho Escravo.

Estratégias de Ensino:

Ensino presencial e virtual com aulas teóricas e práticas. Uma metodologia centrada nos alunos que possibilite o envolvimento dos mesmos nas atividades execução e avaliação do processo de ensino. Metodologia com concepção integrada, onde as disciplinas e os professores trabalhem com projetos interdisciplinares. Laboratórios de estudos, onde o aluno é o sujeito do processo e os professores (as) da turma os orientadores da(s) pesquisa(s). Para tanto, necessário se faz o uso de técnicas tais como:; aula expositiva ; estudo de caso estudo de texto ; estudo dirigido ; júri simulado; dramatização;  simulações;  workshop;  simpósio ; elaboração de artigos associados ao tema de pesquisa do aluno ; Visitas técnicas. Uso dos recursos tecnológicos e audio-visuais, tais como: projetor de imagens. apresentação de vídeos por parte dos alunos e professores com comentários . Uso de redes sociais. Computador, datashow, ambiente de aprendizagem on-line, projetor multimidia (telão), Power-Point, TV convencional ou digital para o uso de vídeo-aulas, lousa ;Internet ; sistema para gerenciar  conteúdo, cronogramas e outros, exibição de filmes, documentários pertinentes ao tema.

Avaliação:O sistema de avaliação é composto de uma prova institucional valendo cinco pontos determinada pelo calendário do UDF. Será no dia 17.11.2015

A avaliação do docente vale cinco pontos.

Teremos duas provas sendo a primeira no dia 28.09.2015 e a segunda no dia 23.11.2015.

Cada qual valerá 2,5 pontos e conterá oito questões sendo 5 objetivas e 3 dissertativas.

Não será permitida a consulta a qualquer texto seco.

Não haverá abono de falta quando inferior a quinze dias, conforme Regimento do UDF.

Para aprovação o estudante deverá obter NF igual ou superior a 6,0 (seis) e, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de presenças.

Se a NF for inferior a 6,0 (seis) e o estudante tiver obtido ao menos 1,0 (um) na A1 ou na A2, poderá realizar uma Avaliação Final (AF), correspondente a 5,0 (cinco). Neste caso, a AF substituirá a menor nota lançada no sistema, seja A1 ou A2.

Bibliografia:

Básica:

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 9 ed. São Paulo: LTr, 2010.

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 6 ed. São Paulo: LTr, 2010.

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do trabalho. 26 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Complementar:

CASSAR, Vólia Bomfim. Direito do trabalho. 4 ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2010.

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de direito do trabalho. 1 ed. São Paulo: Método, 2010.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho. 25 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SARAIVA, Renato. Direito do trabalho versão universitária. 3 ed. ed. São Paulo: Método, 2010.

SUSSEKIND, Arnaldo; TEIXEIRA FILHO, João de lima. Instituições de direito do trabalho. 22. ed. São Paulo: LTr, 2005.

CLT E SÚMULAS COMENTADAS

CARRIÓN, Valentin. Comentários à Consolidação das leis do trabalho. 35 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

OLIVEIRA, Francisco Antônio de. Comentários às Súmulas do TST, 9 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

SAAD, Eduardo Gabriel. Consolidação das leis do trabalho: comentada. 43. ed. São Paulo: LTR, 2010.

PERIÓDICOS E MULTIMEIOS

JORNAL TRABALHISTA CONSULEX. Brasília: Consulex,1999-.

LTR: suplemento trabalhista. São Paulo: LTr, 1979-. Semanal. Continua Suplemento trabalhista LTr.

REPERTÓRIO IOB DE JURISPRUDÊNCIA: trabalhista e previdenciário. São Paulo: IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas, 1988-1999. Índice acumulado

REVISTA DE DIREITO DO TRABALHO. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1976-.

REVISTA DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. São Paulo: LTr, 1977-.

REVISTA LTR: legislação do trabalho. São Paulo: LTr, 1964-.

SÍTIOS

www.stf.jus.br,   sítios: conjur e jusnavigandi

www.tst.jus.br

www.trt10.jus.br

www.mte.gov.br

JOSÉ AUGUSTO PINTO DA CUNHA LYRA                   VALDIR PUCCI

PROFESSOR                                                                     COORDENADOR

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com