TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS ASPECTOS DA GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  14/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.776 Palavras (24 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 24

PRINCIPAIS ASPECTOS DA GESTÃO DE PESSOAS

Vicente Silvério

RESUMO

É preciso olhar para as organizações como um organismo vivo, composto por pessoas. Sendo assim, os gestores precisam compreender e entender o comportamento humano para alcançar os melhores resultados possíveis. Com a Revolução Industrial, houve uma mudança na forma de enxergar os funcionários, se antes o funcionário era visto apenas como uma máquina, hoje, o gestor deve entender todos os aspectos do comportamento humano no ambiente organizacional. Cada vez mais, o sucesso ou o fracasso de uma organização está ligado à organização e ao desempenho dos seus colaboradores. Sendo assim, administrar pessoas é um dos grandes desafios do ambiente empresarial contemporâneo. O principal objetivo deste estudo constituiu em identificar os principais aspectos do recrutamento em Recursos Humanos. A metodologia teve seu caráter qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica e os resultados desta, com a análise dos textos, contribuíram para a compreensão do comportamento organizacional e da gestão de pessoas. Esse apanhado teórico se apresentou como uma forma de iniciar uma discussão sobre o tema principal deste estudo, a gestão de pessoas.

Palavras-chave: Gestão de pessoas. Aspectos da Gestão de Pessoas. Comportamento Organizacional.

ABSTRACT

One must look at organizations as a living organism composed of people. Therefore, managers need to understand and understand human behavior to achieve the best possible results. With the Industrial Revolution, there was a change in the way employees looked, if before the employee was seen only as a machine, today the manager must understand all aspects of human behavior in the organizational environment. Nowadays, more and more, the success or failure of an organization is linked to the organization and performance of its employees. Therefore, managing people is one of the great challenges of the contemporary business environment. The main objective of this study was to identify the main aspects of organizational behavior and people management. The methodology had a qualitative character, through bibliographic research and the results of this, with the analysis of the texts, contributed to the understanding of the organizational behavior and the management of people. This theoretical collection was presented as a way to start a discussion about the main theme of this study, the organizational behavior and people management.

Key-words: People management. Organizational behavior.

  1. INTRODUÇÃO

Ao analisar o desempenho de toda empresa, seja ele bom ou ruim, pode-se dizer que este desempenho é fruto do bom ou mal desempenho dos funcionários. Esse aspecto do desempenho dos funcionários independe de questões de economia, mercado ou semelhantes, pois, mesmo com uma economia em crise ou com o mercado em baixa, uma empresa ainda pode conseguir um bom desempenho se seus funcionários estiverem motivados a realizar suas funções da melhor forma possível. Robbins (2005) diz que “Independente das condições de do mercado de trabalho, funcionários que se destacam estão sempre em falta. Empresas com a reputação de serem locais de trabalho [...] levam uma grande vantagem.”

Com isto em mente, torna-se fundamental para o gestor de uma organização, de qualquer setor, identificar e conhecer os principais fundamentos do comportamento organizacional de seus funcionários, para aplicar as técnicas mais indicadas de gestão de pessoas. Albuquerque, Leite, Leite (2012) dizem que o estudo do comportamento organizacional tem suas bases científicas nas ciências sociais da Psicologia e Antropologia, além da Economia e Sociologia, dentre outras.

É impossível desassociar a gestão de pessoas do estudo do comportamento organizacional, os dois conceitos estão interligados por se tratarem do entendimento e tratativa do comportamento humano no ambiente de trabalho. Dutra (2012) diz que a gestão de pessoas é "[...] um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo".

Robbins (2004) diz que "a disciplina comportamento organizacional refere-se ao estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas dentro das organizações. Tendo sido feita essa contextualização, este estudo tem como objetivo geral a revisão de literatura sobre comportamento organizacional e gestão de pessoas.

O artigo será dividido em duas partes principais. Primeira: o estudo do comportamento organizacional, que irá abordar os seguintes conceitos: definição e fundamentos de comportamento organizacional, disciplinas que contribuem para o estudo do comportamento organizacional, além do estudo do ser humano no ambiente de trabalho. Segundo: o estudo da gestão de pessoas, que buscará definir o que é gestão de pessoas.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. As organizações

Segundo Almeida et al. (2011, p. 11) razões de natureza social levam a que os indivíduos se juntem para alcançar determinados objetivos que, isoladamente, teriam dificuldades em alcançar.

Pode-se concluir que o desenvolvimento desses núcleos de pessoas deu origem ao aparecimento de organizações e ao incremento de atividades cada vez mais complexas e difíceis de concretizar sozinho.

Poderá também afirmar-se que a necessidade de reunir indivíduos com conhecimentos distintos contribuiu igualmente para o associativismo das pessoas e para o aparecimento das organizações. São as denominadas razões materiais. Trabalhando em conjunto, as pessoas são capazes de alcançar objetivos que isoladamente não conseguiriam atingir, não só devido à complexidade das tarefas inerentes ao trabalho a efetuar, mas também pela variedade das atividades necessárias a executar para atingir esses objetivos. (ALMEIDA, et al., 2011, p. 11)

Segundo Silva (2013, p. 43) "as organizações são complexas e afetam fortemente cada aspecto da existência humana -nascimento, crescimento, desenvolvimento, educação, trabaho, relacionamento social, saúde e mesmo a morte”.

Segundo Coelho (2004) as organizações existem, “pois todos precisamos de bens e serviços para viver e são as organizações as responsáveis por produzir esses bens e serviços. Portanto as organizações existem para atender às necessidades e desejos da sociedade e do Mercado”.

Sobre a origem das organizações, Coelho (2004) comenta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (361.1 Kb)   docx (385.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com