Presunção legal
Tese: Presunção legal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guippp • 3/6/2014 • Tese • 226 Palavras (1 Páginas) • 192 Visualizações
A. ONEROSIDADE DA AQUISIÇÃO
A presunção legal de que o alienante garante o uso pacífico da coisa e assegura o adquirente contra os riscos da evicção se restringe ao campo dos contratos onerosos.
B. SENTENÇA JUDICIAL
O direito do reivindicante e a carência de direito do vendedor, em verdade, só judicialmente podem ser apuradas; sem sentença com trânsito em julgado, que proclame o bom e o mau direito de um e de outro, não se pode ter certeza sobre a quem pertence o domínio.
C. CHAMAMENTO À AUTORIA DO ALIENANTE
Para que a sentença judicial caracteriza a responsabilidade do alienante, é mister que lhe seja possibilitada a participação na lide, a fim de defender seu direito.
PRINCÍPIO DA EXCEÇÃO DO CONTRATO NÃO CUMPRIDO
Se uma das partes exigir da outra o cumprimento da prestação sem ter cumprido a sua, pode esta opor em sua defesa o não cumprimento pelo reclamante, deixando de prestar a sua enquanto o outro o não fizer. Trata-se, pois, de uma causa impeditiva da exigibilidade da prestação, sendo esta exigibilidade diferida para o momento em que a prestação do reclamante for cumprida. Até esse momento dá-se uma espécie de paralisação da exigibilidade da prestação reclamada
CONTRATOS ADMINSITRATIVOS
Contratos administrativos “são ajustes que a Administração, nessa qualidade, celebra com pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, para a consecução de fins públicos, segundo regime jurídico de direito público”
...