Princípios de ética e sociabilidade aplicada ao direito obrigatório
Ensaio: Princípios de ética e sociabilidade aplicada ao direito obrigatório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexis777 • 29/8/2013 • Ensaio • 201 Palavras (1 Páginas) • 496 Visualizações
Minha velha eu preciso colar para passar por favor me ajude, sou aluno cascudo da est5acio de sá e preciso copiar e colar, a) É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.
Resposta: Sim, o ramo de obrigações patrimoniais voltado para as relações de valor econômico, que estruturam inclusive a economia a troca de bens e a atividade produtiva.
b)Os princípios da eticidade e da socialidade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios.
Resposta: São princípios imprescindíveis no novo código civil brasileiro dado a sua operalidade. O princípio da eticidade foi adotado pelo novo Código Civil de 2002 e se concretiza no abandono da formalidade e tecnicismo exacerbados, sem a preocupação da perfeita subsunção entre fatos e normas. O sistema de cláusulas gerais dá mais liberdade ao intérprete, o qual deverá se nortear pela moralidade, ética, bons costumes e boa-fé objetiva, no entender do articulista Luiz Roberto Hijo Sampietro.
princípio da socialidade: É aquele que impões a prevalência de valores coletivos.
c) Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.
...