Processo Tributário: Administrativo e Judicial - Módulo
Por: babbiferreira • 16/7/2017 • Exam • 3.409 Palavras (14 Páginas) • 325 Visualizações
Processo Tributário: Administrativo e Judicial - Módulo 3
Questão 1
Texto da questão
Todos os princípios abaixo relacionados são aplicáveis ao procedimento de fiscalização tributária (mero procedimento administrativo), EXCETO:
Escolha uma:
a. O formalismo moderado.
b. O dever de colaboração.
c. A inquisitoriedade.
d. O contraditório.
Feedback
Sua resposta está correta.
Letra: D
Justificativa: O Procedimento de investigação é regido pela inquisitoriedade, não há a presença do contraditório porque trata-se de etapa anterior ao lançamento ou a qualquer outro ato que possa atingir direito de terceiro.
A resposta correta é: O contraditório..
Questão 2
Texto da questão
Acerca dos aspectos gerais do processo tributário administrativo, analise as seguintes assertivas:
I - Os entes federados são competentes para legislar sobre processo administrativo tributário.
II - Uma das vantagens do processo administrativo em relação ao processo judicial é que a impugnação naquele implica na suspensão imediata da exigibilidade do crédito tributário.
III - Durante o processo administrativo. não flui o prazo prescricional.
Das assertivas acima,
Escolha uma:
a. I, II, III estão corretas.
b. apenas II e III estão corretas.
c. apenas I e II estão corretas.
d. apenas I está correta.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Letra: C
Justificativa: I- Correta. Tanto a União, quanto os Estados e Municípios podem legislar sobre processo tributário. Vide art. 24, IX; art. 30, I; e 146, III, todos da CR-88.
II- Correta. Vide art. 151, III, do CTN.
III- Correta.
A resposta correta é: I, II, III estão corretas..
Questão 3
Considere as assertivas abaixo:
I - O procedimento administrativo de apuração do tributo somente terá início através do lançamento.
II - A preclusão é incompatível com o princípio da verdade material perseguido pelo processo administrativo tributário e, portanto, a ele inaplicável, conforme já pacificamente reconhecido pelo Judiciário.
III - No processo administrativo tributário, vigem os princípios da oficialidade e da verdade material.
Das assertivas acima,
Escolha uma:
a. apenas I e II estão corretas.
b. apenas I e III estão corretas.
c. apenas I está correta.
d. apenas III está correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
Letra: D
Justificativa: I- Incorreta. O processo administrativo se subdivide em duas fases, a saber, mero procedimento administrativo e processo administrativo propriamente dito. O mero procedimento administrativo é prévio ao lançamento.
II- Incorreta. A preclusão se aplica ao processo administrativo.
A resposta correta é: apenas III está correta..
Questão 4
Texto da questão
Com base nos seus conhecimentos sobre Processo Administrativo Tributário e nos entendimentos dominantes na Jurisprudência, assinale a afirmativa CORRETA:
Escolha uma:
a. Vige durante todo o processo administrativo tributário o princípio da inquisitoriedade, posto que dotado de viés meramente investigatório das práticas adotadas pelos contribuintes.
b. No que se refere aos efeitos da coisa julgada administrativa, a doutrina e a jurisprudência dominantes compreendem que, mesmo em face de decisão que lhe seja desfavorável, a Fazenda Pública não poderá recorrer ao Judiciário, haja vista que tal decisão foi produzida por ela mesma.
c. Os atos do processo administrativo são atos completamente formais.
d. A intervenção do contribuinte é feita necessariamente por seu representante legal, assim compreendido advogado com mandado regularmente outorgado.
Feedback
Sua resposta está correta.
Letra: B
Justificativa: A. Incorreta. A inquisitoriedade vige apenas no procedimento preliminar. O processo administrativo dever reger-se de sob o princípio do contraditório.
C. Incorreta. De acordo com o princípio do formalismo moderado, os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente exigir.
D. No processo administrativo, em regra, a capacidade postulatória é ampla, podendo o próprio contribuinte realizar os atos.
A resposta correta é: No que se refere aos efeitos da coisa julgada administrativa, a doutrina e a jurisprudência dominantes compreendem que, mesmo em face de decisão que lhe seja desfavorável, a Fazenda Pública não poderá recorrer ao Judiciário, haja vista que tal decisão foi produzida por ela mesma..
Questão 5
Texto da questão
Sobre a impugnação no processo administrativo, avalie as seguintes assertivas:
I - Segundo entendimento dos tribunais, a discussão judicial de ato administrativo proferido apenas é possível caso o contribuinte
...