Psicologia Aplicada ao Direito
Por: Lucas Andrade • 18/6/2015 • Seminário • 6.492 Palavras (26 Páginas) • 273 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO SÃO LUÍS
1 Explique a seguinte frase: ‘’O homem é um ser social por natureza’’ (Aristóteles).
Que o homem é um ser naturalmente carente onde, que necessita de coisas e de outras pessoas para alcançar a sua plenitude.
2 Compare a frase acima com a de Leontiew: Cada indivíduo aprende a ser um homem.
O homem é um ser social e subjetivo, suas qualidades e características são influenciadas pelo meio social em que ele esta inserido, a medida em que a sociedade passa por transformações históricas o homem também se transforma. A convivência em sociedade é necessária, pois só assim é possível que o homem forme sua personalidade e crie sua própria historia, é através dessa convivência que o homem aprende a ser e viver como homem desde criança, absorvendo os valores do ambiente em que vive e os subjetivando, ou seja, interpretando a sua forma.
3 Conceitue interação social.
É a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos em contato. Distingue-se da mera Interestimulação em virtude de envolver significados e expectativas em relação às ações de outras pessoas. Podemos dizer que interação social é a relação de ações sociais.
4 Explique o que caracteriza o desenvolvimento humano.
É o processo de ampliação das liberdades das pessoas, com relação ás suas capacidades e as oportunidades a seu dispor, para que elas possam escolher a vida a que deseja ter.
5 Explique quais os principais fatores que influenciam o desenvolvimento humano.
Hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio ambiente.
6 Explique o que é ciclo vital.
É o conjunto das fases da vida onde é suposto realizar-se uma série de transições e de superar uma série de provas e de crises.
7 O que são traumas?
É um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de algum acontecimento. Pressupõe uma experiência de dor e sofrimento emocional ou físico.
8 Conceitue personalidade.
É o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.
9 Quais os principais fatores que influenciam a personalidade?
Influências hereditárias, meio social e experiências pessoais.
10 Qual a relação entre a personalidade, a cognição, a auto eficácia e a autoestima?
Com relação que através do conhecimento uma pessoa será capaz de realizar uma tarefa específica mantendo seus padrões ao pensar, sentir e agir.
11 Quais as contribuições da abordagem psicodinâmica para os estudos da personalidade?
A abordagem baseia-se na ideia de que a personalidade é formada por forças e conflitos internos sobre as quais as pessoas têm pouco conhecimento e controle. A maior parte do nosso comportamento é motivado pelo nosso inconsciente. Freud descreve a estrutura da personalidade em três componentes: Id, ego, superego.
12 Quais as contribuições da abordagem evolucionista para o estudo da personalidade?
Essa abordagem sugere que os componentes da personalidade são herdados. A personalidade é determinada, em parte, pelos nossos genes. Alguns pesquisadores afirmam que existem genes específicos relacionados à personalidade.
13 O que são traços de personalidade?
São características do comportamento consistentes, que aparecem em diferentes situações. Estes estudos buscam identificar os traços básicos que formam a personalidade das pessoas.
14 Quais os principais instrumentos utilizados pelo psicólogo para avaliar o comportamento e a personalidade das pessoas?
Entrevistas, escalas de avaliação gráfica, inventários de personalidade, testes projetivos, testes situacionais.
15 O que é psicologia social?
É um estudo das condutas humanas que são influenciadas por outras pessoas. Isto é, o seu objeto de estudo, somos nós mesmos, participando das mais variadas interações sociais.
16 Diferencie atitude de comportamento.
Atitude significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante.
Comportamento é o conjunto organizado das operações selecionadas em função das informações recebidas do ambiente através das quais o indivíduo integra as suas tendências.
17 O que são experiências subjetivas?
Subjetividade é algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, é um tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Subjetividade diz respeito ao sentimento de cada pessoa, sua opinião sobre determinado assunto, é algo que muda de acordo com cada pessoa, por exemplo, gosto pessoal, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo. O tema subjetividade varia de acordo com os sentimentos e hábitos de cada um, é uma reação e opinião individual, não é passivo de discussão, uma vez que cada um dá valor para uma coisa específica.
18 Conceitue estereótipo.
Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.
Estereótipo são pressupostos sobre determinadas pessoas, muitas vezes eles acontecem sem ter conhecimento sobre grupos sociais ou características de indivíduos, como a aparência, condições financeiro, comportamento, sexualidade etc.
19 O que são estigmas?
Considera-se estigmatizante qualquer característica, não necessariamente física ou visível, que não se coaduna com o quadro de expectativas sociais acerca de determinado indivíduo.
20 Como é possível conceituar normalidade?
Normalidade é a qualidade ou a condição daquilo que é normal (que está em conformidade com as normas ou que se encontra no seu estado natural). Num sentido geral, o termo “normalidade” faz referência àquilo ou àquele/a que se insere nos valores médios.
21 Explique o que é resiliência psicológica
A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. sem entrar em surto psicológico.
...