Quais são os direitos humanos e quem são seus donos
Artigo: Quais são os direitos humanos e quem são seus donos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dai2811 • 22/9/2014 • Artigo • 519 Palavras (3 Páginas) • 416 Visualizações
O que são direitos humanos?
Muita gente tem a ideia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido". Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares?
Uma das características mais marcantes da nossa vida social e política é que sempre estamos falando sobre direitos. Temos o direito de ir e vir livremente, e assim por diante. Direitos humanos ou direitos fundamentais são direitos básicos de todos os seres humanos, são eles: direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida, à propriedade, liberdade de pensamentos, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros, fundamentados no valor liberdade); direitos econômicos, sociais e culturais (exemplos: direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, entre outros, fundamentados no valor igualdade de oportunidades); direitos difusos e coletivos (exemplos: direito à paz, direito ao progresso, autodeterminação dos povos, direito ambiental, direitos do consumidor, inclusão digital e entre outros fundamentos. Por mais pleonástico parecer, são direitos que possuímos pelo simples fato de que somos humanos. E seus titulares é próprio sujeito da sociedade. Os direitos humanos devem ser reconhecidos em qualquer Estado, grande ou pequeno, pobre ou rico, independentemente do sistema social e econômico que essa nação adota deve ser reconhecido e exercido. É uma política com uma ideia moral para que todos de uma certa sociedade tenham conceitos de justiça, igualdade e democracia isso é uma expressão viva do relacionamento que deveria prevalecer entre os membros de uma sociedade e entre indivíduos e Estados. Porém em algumas sociedades e Estados não executam corretamente esta função de dar esses direitos á humanidade ou até mesmo passando por cima da liberdade de expressão de um individuo de uma certa sociedade ou Estado. Por isso mesmo, a ideia de direitos humanos em nosso país permanece sendo vista como algo subversivo e transgressor.
...