TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECOMENDAÇÕES PARA A REDAÇÃO DO para o TIC

Por:   •  18/10/2017  •  Monografia  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

RECOMENDAÇÕES PARA A REDAÇÃO DO para o TIC

  1. Pesquisar e visualizar, pelo menos 3 monografias/dissertações que versem sobre o tema;
  2. Elencar, no mínimo, 10 obras que versem sobre o tema objeto de pesquisa;

DICIONÁRIO:

  1. Citação direta – transcrição fiel do entendimento do Autor com utilização da redação dele; quando a citação tiver até 3 linhas deve ser inserida no contexto do desenvolvimento da redação da pesquisa, entre aspas. Quando a citação superar 3 linhas exige-se parágrafo, espaço entre linhas e fontes diferenciadas, e, nesse caso, não são utilizadas aspas.

  1. Citação indireta/ paráfrase – tradução/interpretação da idéia do Autor, no entanto, com as palavras do pesquisador; neste tipo de citação deve-se tomar o cuidado de “passar” a efetiva ideia do autor citado;

Obs: Tanto na citação direta como na indireta é obrigatória a indicação da fonte em nota de rodapé nos moldes da ABNT.

Exemplos:

O ser humano é produto direto da influência do meio “desencadeando mudanças estruturais que acontecem ao longo de sua vida, em uma história de sobrevida que necessariamente se realiza na congruência do ser e do meio, até que este morre, porque tal congruência se perde”.[1] 

(Citação direta curta – observa-se que a mesma encontra-se inserida entre aspas em um contexto – não se admite simplesmente a transcrição sem contextualizar, conforme exemplo abaixo).

“desencadeando mudanças estruturais que acontecem ao longo de sua vida, em uma história de sobrevida que necessariamente se realiza na congruência do ser e do meio, até que este morre, porque tal congruência se perde”.[2]  – assim está errado.

====================

O ser humano é produto da Biologia submetido ao fenômeno social, que implica na troca de experiências, sentimentos e interferências entre os seres humanos. Neste movimento, desde o nascimento, o ser humano tem predisposição para incorporar as rotinas que advêm do intercâmbio social a que está submetido.[3] 

(Exemplo de Citação indireta/ou paráfrase). 

==========================

Nesse contexto o casamento merece especial atenção jurídica, por ainda ser a forma mais usual de formação familiar; através dele se estabelece um

 [...] vínculo jurídico entre o homem e a mulher, objetivando uma convivência de auxílio e de integração físico-psíquica, além da criação e amparo da prole. Há um sentido ético e moral no casamento, quando não metafísico, que extrapola posições que vêem nele, de forma piegas, mera regularização de relações sexuais.[4] 

(Citação direta longa; + 3 linhas)

==========================

Sob a feição legal, o Casamento é um acordo solene tendente à comunhão, visando o auxílio mútuo material e espiritual. Neste sentido VENOSA[5] expõe que

[...] sob o prisma do direito, o casamento estabelece um vínculo jurídico entre o homem e a mulher, objetivando uma convivência de auxílio e de integração físico-psíquica, além da criação e amparo da prole. Há um sentido ético e moral no casamento, quando não metafísico, que extrapola posições que vêem nele, de forma piegas, mera regularização de relações sexuais.

(atenção, quando o nome do autor for citado no desenvolvimento a nota de rodapé deverá acompanhar o seu nome e não a citação direta, conforme o exemplo anterior)

  1. CITAÇÃO DE AUTOR CITADO POR OUTRO AUTOR (somente utilizar excepcionalmente) – utilizar a terminologia “Apud” que significa “citado por”, “segundo”. Exemplo abaixo – observe a nota de rodapé.

Como pessoas integrantes de uma Sociedade todos têm um compromisso direto com a felicidade de cada um dos seus partícipes, pois “os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis; que, entre estes, estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade”[6]. Tal aspecto se evidencia sobremaneira quando duas pessoas se unem com a eleição do Casamento; quando este advém, o sentido de individualidade se dissolve eis que há um comprometimento de comunhão de vidas.

Obs.: as palavras são de Jefferson e foram retiradas da citação feita por ROCHA em sua obra – VIDE A NOTA DE RODAPÉ; nas referências bibliográficas deverá constar apenas a obra de Marco Túlio:

Nas referências bibliográficas:

ROCHA, Marco Túlio de Carvalho. A igualdade dos cônjuges no direito brasileiro.  Belo Horizonte: Del Rey, 2001. 308 p.

  1. Fonte – obra de onde foi retirada a citação; se eventualmente for citada ementa de decisão de algum Tribunal que consta em livro, a fonte é o livro.

As fontes normalmente são indicadas em nota de rodapé.

A primeira vez que uma fonte “aparece” na nota de rodapé de uma pesquisa deve ser referida integralmente; nas demais citações a fonte pode ser parcial.

Exemplo:

ALMEIDA, Maria Cristina de.  DNA e estado de filiação à luz da dignidade humana. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003. p. 33.  ( 1ª citação da obra)

A partir da segunda citação pode se referir a obra integralmente ou da forma que segue:

        

ALMEIDA, Maria Cristina de.  DNA e estado de filiação à luz da dignidade humana, p. 33.                

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – indicação, em ordem alfabética, de todas as obras citadas na pesquisa, inclusive leis. Exemplos:

REFERÊNCIA DAS FONTES CITADAS (obrigatoriamente em ordem alfabética; se na pesquisa houver várias edições de uma mesma obra, todas deverão constar nas ref, em ordem crescente).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com