RECOMENDAÇÕES PARA A REDAÇÃO DO para o TIC
Por: jheyk.08 • 18/10/2017 • Monografia • 2.152 Palavras (9 Páginas) • 220 Visualizações
RECOMENDAÇÕES PARA A REDAÇÃO DO para o TIC
- Pesquisar e visualizar, pelo menos 3 monografias/dissertações que versem sobre o tema;
- Elencar, no mínimo, 10 obras que versem sobre o tema objeto de pesquisa;
DICIONÁRIO:
- Citação direta – transcrição fiel do entendimento do Autor com utilização da redação dele; quando a citação tiver até 3 linhas deve ser inserida no contexto do desenvolvimento da redação da pesquisa, entre aspas. Quando a citação superar 3 linhas exige-se parágrafo, espaço entre linhas e fontes diferenciadas, e, nesse caso, não são utilizadas aspas.
- Citação indireta/ paráfrase – tradução/interpretação da idéia do Autor, no entanto, com as palavras do pesquisador; neste tipo de citação deve-se tomar o cuidado de “passar” a efetiva ideia do autor citado;
Obs: Tanto na citação direta como na indireta é obrigatória a indicação da fonte em nota de rodapé nos moldes da ABNT.
Exemplos:
O ser humano é produto direto da influência do meio “desencadeando mudanças estruturais que acontecem ao longo de sua vida, em uma história de sobrevida que necessariamente se realiza na congruência do ser e do meio, até que este morre, porque tal congruência se perde”.[1]
(Citação direta curta – observa-se que a mesma encontra-se inserida entre aspas em um contexto – não se admite simplesmente a transcrição sem contextualizar, conforme exemplo abaixo).
“desencadeando mudanças estruturais que acontecem ao longo de sua vida, em uma história de sobrevida que necessariamente se realiza na congruência do ser e do meio, até que este morre, porque tal congruência se perde”.[2] – assim está errado.
====================
O ser humano é produto da Biologia submetido ao fenômeno social, que implica na troca de experiências, sentimentos e interferências entre os seres humanos. Neste movimento, desde o nascimento, o ser humano tem predisposição para incorporar as rotinas que advêm do intercâmbio social a que está submetido.[3]
(Exemplo de Citação indireta/ou paráfrase).
==========================
Nesse contexto o casamento merece especial atenção jurídica, por ainda ser a forma mais usual de formação familiar; através dele se estabelece um
[...] vínculo jurídico entre o homem e a mulher, objetivando uma convivência de auxílio e de integração físico-psíquica, além da criação e amparo da prole. Há um sentido ético e moral no casamento, quando não metafísico, que extrapola posições que vêem nele, de forma piegas, mera regularização de relações sexuais.[4]
(Citação direta longa; + 3 linhas)
==========================
Sob a feição legal, o Casamento é um acordo solene tendente à comunhão, visando o auxílio mútuo material e espiritual. Neste sentido VENOSA[5] expõe que
[...] sob o prisma do direito, o casamento estabelece um vínculo jurídico entre o homem e a mulher, objetivando uma convivência de auxílio e de integração físico-psíquica, além da criação e amparo da prole. Há um sentido ético e moral no casamento, quando não metafísico, que extrapola posições que vêem nele, de forma piegas, mera regularização de relações sexuais.
(atenção, quando o nome do autor for citado no desenvolvimento a nota de rodapé deverá acompanhar o seu nome e não a citação direta, conforme o exemplo anterior)
- CITAÇÃO DE AUTOR CITADO POR OUTRO AUTOR (somente utilizar excepcionalmente) – utilizar a terminologia “Apud” que significa “citado por”, “segundo”. Exemplo abaixo – observe a nota de rodapé.
Como pessoas integrantes de uma Sociedade todos têm um compromisso direto com a felicidade de cada um dos seus partícipes, pois “os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis; que, entre estes, estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade”[6]. Tal aspecto se evidencia sobremaneira quando duas pessoas se unem com a eleição do Casamento; quando este advém, o sentido de individualidade se dissolve eis que há um comprometimento de comunhão de vidas.
Obs.: as palavras são de Jefferson e foram retiradas da citação feita por ROCHA em sua obra – VIDE A NOTA DE RODAPÉ; nas referências bibliográficas deverá constar apenas a obra de Marco Túlio:
Nas referências bibliográficas:
ROCHA, Marco Túlio de Carvalho. A igualdade dos cônjuges no direito brasileiro. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. 308 p.
- Fonte – obra de onde foi retirada a citação; se eventualmente for citada ementa de decisão de algum Tribunal que consta em livro, a fonte é o livro.
As fontes normalmente são indicadas em nota de rodapé.
A primeira vez que uma fonte “aparece” na nota de rodapé de uma pesquisa deve ser referida integralmente; nas demais citações a fonte pode ser parcial.
Exemplo:
ALMEIDA, Maria Cristina de. DNA e estado de filiação à luz da dignidade humana. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003. p. 33. ( 1ª citação da obra)
A partir da segunda citação pode se referir a obra integralmente ou da forma que segue:
ALMEIDA, Maria Cristina de. DNA e estado de filiação à luz da dignidade humana, p. 33.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – indicação, em ordem alfabética, de todas as obras citadas na pesquisa, inclusive leis. Exemplos:
REFERÊNCIA DAS FONTES CITADAS (obrigatoriamente em ordem alfabética; se na pesquisa houver várias edições de uma mesma obra, todas deverão constar nas ref, em ordem crescente).
...