TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSO ORDINÁRIO

Por:   •  8/9/2017  •  Tese  •  6.366 Palavras (26 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 26

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ VARA DA FAZENDA PÚBLICA E DE REGISTROS PÚBLICOS DA COMARCA DE CAMPO GRANDE NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

        

RAFAEL HENRIQUE ALVES FRANCISCO, brasileiro, solteiro, estudante, portador do CPF nº 051.426.571-01, RG nº 1.993.882, SSP/MS, residente e domiciliado na Rua da Divisão, 1201, casa 57, Jardim Parati, CEP 79081-650, Campo Grande – MS, comparece à honrosa presença de Vossa Excelência, com o devido acatamento e respeito, através de sua advogada (instrumento de mandato anexo), para propor o presente:

 

AÇÃO DECLARATÓRIA

COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA,

 

em face do ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, pessoa jurídica de Direito Público, a ser devidamente citado na pessoa de um de seus procuradores, pelos seguintes fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor:

DOS FATOS

O Requerente estava realizando o Concurso Público para Ingresso no Curso de Formação de Oficial Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, regido pelo Edital n. 01/2013 - SAD/SEJUSP/CBMMS/CFO, documento anexo, sendo certo que foi aprovado nas três primeiras etapas do concurso: a prova intelectual (Prova Escrita Objetiva), o psicotécnico (Exame de Aptidão Mental) e o Exame de Saúde e Antropométrico, documentos anexos.

O Edital n. 01/2013 - SAD/SEJUSP/CBMMS/CFO estabelece no item 1.1 as vagas oferecidas para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais, 16 (dezesseis) vagas para o sexo masculino e 04 (quatro) para o sexo feminino, vejamos:

“1.1 – O Concurso Público de Provas para Ingresso no Curso de Formação de Oficiais de Bombeiro Militar/2013 será realizado sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração, em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, para o preenchimento de 20 (vinte) vagas existentes no Quadro de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar - QOBM, sendo 16 (dezesseis) vagas para o sexo masculino e 4 (quatro) vagas para o sexo feminino.”

 Dessa forma, o Requerente realizou as três primeiras fases do Concurso Público que consiste em 05 (cinco) etapas, conforme item 7.1 do Edital n. 001/2012 - SAD/SEJUSP/PMMS/CFO:
“7.1 - O Concurso Público de Provas para Ingresso no Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar/2013 constará das seguintes fases:

a) Fase I - Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;

b) Fase II - Exame de Aptidão Mental (Exame Psicotécnico), de caráter eliminatório;

c) Fase III - Exame de Saúde, Antropométrico e Clínico, de caráter eliminatório;

d) Fase IV - Exame de Capacitação Física, de caráter eliminatório;

e) Fase V - Investigação Social, de caráter eliminatório.”

 

Assim, foi convocado a realizar o Exame de Aptidão Física no dia 27 de fevereiro de 2014 às 07h30min, conforme Edital n. 23/2014 - SAD/SEJUSP/CBMMS/CFO, sendo considerado inapto diante da publicação do Edital n. 24/2014 - SAD/SEJUSP/CBMMS/CFO, documentos anexos.

Diante da publicação do Edital n. 24/2013 - SAD/SEJUSP/CBMMS/CFO apresentou Recurso Administrativo, documento anexo, questionando a contagem do exercício denominado barra fixa, tendo em vista que desenvolveu exercícios suficientes para sua aprovação, no entanto, durante a execução dos exercícios, quando observou a contagem equivocada, imediatamente pediu esclarecimentos, ficando o candidato aguardando posicionamento em posição de execução dos exercícios, causando grande fadiga muscular e prejudicando seu desempenho posterior.

Em sede de recurso administrativo, documento anexo, o requerente interpôs o referido recurso, pois percebeu estar equivocada a contagem do exercício de “flexão e extensão de membros superiores na barra fixa”.

Durante a etapa A, no Exame de Capacitação Física, aplicado no dia 27 de fevereiro de 2014, a Comissão Técnica Habilitada fora designada para avaliar a execução dos exercícios que seguem os parâmetros de Execução do exercício e Regras de execução expressas no EDITAL n. 1/2013 -SAD/SEJUSP/CBMMS/CFO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA INGRESSO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR/2013 nos itens 11.7.1.2 e 11.7.1.3

Execução do exercício: partindo da posição inicial, o candidato realizará sucessivas e simultâneas flexões e extensões dos membros superiores, mantendo o queixo em ângulo reto com o pescoço e passando-o sobre a barra.

Durante a execução do exercício, o requerente completou 9 (nove) repetições do exercício, sendo que, a partir da quinta não fora contabilizado nenhuma das repetições, pois segundo o avaliador, o requerente não havia suspendido o corpo até a altura do ombro, argumento este imediatamente questionado, pois estava em desconformidade com o edital, sendo que, durante o questionamento, o requerente manteve-se na posição inicial de execução por longo tempo, exigindo mais esforço dos meus membros superiores e fadiga.

A regra de execução é clara quando traz que o candidato deve apenas passar o queixo em ângulo reto com o pescoço sobre a barra, não fazendo qualquer referência a alcançar o ombro.

Durante as primeiras execuções do exercício de barra, o candidato suspendeu o corpo até a altura da cintura escapular, e foram essas execuções consideradas pelo examinador, equivocadamente. As demais execuções, totalizando 5 (cinco) não foram contabilizadas, além da não contabilização, o candidato foi exposto à fadiga muscular, tendo em vista que ficou suspenso na barra, prejudicando-o na execução dos demais exercícios.

Todas as outras exigências descritas nas Regras de execução foram cumpridas, não cometendo nenhuma falta passível de não computação de execução.

A pontuação do requerente, contabilizando a execução das 9 (nove) barras, seria de 170 pontos, e consequentemente o candidato estaria aprovado.

Diante de sua injustificável reprovação, o requerente interpôs recurso administrativo, solicitando nova execução do EXAME DE CAPACITAÇÃO FÍSICA (ou TAF) em outro dia a ser marcado, pois com toda a situação acima descrita, seu desempenho desempenho também fora comprometido nos outros exercícios, tanto por motivos físicos, quanto psicológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com