RESENHA CRÍTICA DA OBRA MORAL E ÉTICA: DIMENSÕES INTELECTUAIS E AFETIVAS, DE YVES DE LA TAILLE
Por: Karoline Rocha • 15/11/2020 • Trabalho acadêmico • 300 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
KAROLINE ROCHA - 8396410
APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
São Paulo
2020
RESENHA CRÍTICA DA OBRA MORAL E ÉTICA: DIMENSÕES INTELECTUAIS E AFETIVAS, DE YVES DE LA TAILLE.
Por meio da resenha da obra de Yves de La Taille "Moral e Ética: Aspectos Intelectuais e Emocionais" percebe-se que o autor tenta refletir sobre o processo psicológico que os indivíduos utilizam para estabelecer seus princípios morais. Por meio da análise das quatro éticas utilizadas nas teses de Durkheim e Freud, a teoria da relatividade e a teoria da heterogeneidade, bem como as escolhas de cada pessoa, ele fornece sua compreensão da qualidade de vida, ou seja, a razão é utilizada como fonte de moralidade.
A obra é composta por três capítulos, onde o autor demonstra o significado de moral e ética, exaltando o que está por trás destes dois conceitos. No que tange a moral, ele apresenta a ideia de regulação da convivência dos homens, uns com os outros, como uma forma de garantia do bem estar da sociedade. Quanto a ética, ele determina que esta ocorre quando percebe-se a necessidade do outro homem e o ato de pensar o que está postos a mesa, determinando assim qual seria a forma de agir bem.
A obra inicia-se com a análise da moral, podendo falar até de senso moral, ou seja, da forma como a sociedade determina o que são atos morais entre dois seres humanos. E finaliza com a formação da personalidade ética, eis que não basta apenas entender o que é certo ou errado, sendo necessário o desejo de agir de forma correta e ética, perante toda a sociedade, pensando sempre em como as próprias atitudes podem atingir ao próximo.
No decorrer do livro, distingue-se a presença de sentimentos como culpa, indignação e simpatia nas relações humanas perante a sociedade.
...