RESENHA DO FILME HOTEL RUANDA E A ATUAÇAO DA ONU NA TRAMA
Por: PAMELA1234568 • 5/3/2019 • Resenha • 664 Palavras (3 Páginas) • 997 Visualizações
RESENHA DO FILME HOTEL RUANDA E A ATUAÇAO DA ONU NA TRAMA
O filme hotel Ruanda narra a história de um dos maiores genocídios da história da humanidade que ocorreu em Ruanda, no continente africano. O filme, aborda um pouco desses conflitos que aconteceram no pais, nos anos 90 ocorreu um intenso conflito entre dois grupos étnicos, os tutsis e os hutus, ocasionando quase um milhão de mortes. A fim de explicar de forma mais concreta a causa desta guerra civil, é pertinente destacar que a Bélgica foi uma das principais colonizadoras de Ruanda, ao adentrarem em território ruandês dividiram o povo em dois grupos os tutsis que tinham a pele mais calara e o nariz mais fino, ou seja, tinham características mais europeias, e os hutus que tinham a pele mais escura, com esta divisão esses dois grupos se tornaram inimigos históricos. Deste modo no momento em que os belgas deixaram o território de Ruanda, deixaram o povo Tutsi no controle do pais, todavia os hutus eram maioria no pais, e não gostaram de ver os tutsis no poder, foi assim que arquitetaram um golpe com o intuito de tomar o poder, o ápice do conflito aconteceu com a morte do presidente de Ruanda, que pertencia ao povo hutu, em um atentado ao avião onde ele se encontrava. Foi então que um grupo denominado “hutus power” organizaram um plano higienista, com o intuito de matar todos os tutsis, matando o maior numero possível de tutsis que conseguiam.
O filme “hotel Ruanda” se passa nessa parte do conflito mais intenso, onde Paul Rusesabagina é o gerente de um grande hotel o Milles Collines que fica em Kigali, capital de Ruanda , este hotel pertence ao grupo belga Sabena. Paul é do grupo hutu, e casado com Tatiana que é do grupo Tutsi, a fim de proteger sua família e sua comunidade da morte, ele oferta recompensas aos hutus para que libertassem os tutsis, deste modo ele acolhe os tutsis no hotel em que trabalha para tentar protege-los. Com o aumento dos conflitos algumas tropas da ONU surgem porém com o único objetivo de resgatar os estrangeiros que estavam hospedados no hotel, sem ao menos se importar ou tentar interromper a grande guerra civil que estava em curso em Ruanda. Entao os estrangeiros que estavam hospedados no hotel vão embora, e o local se torna um abrigo para as pessoas que estavam sendo ameaçadas. Tempo depois Paul tenta conseguir apoio do General Bizimungu para conseguir proteção porem sem sucesso. É ai que começa a primeira tentativa de alguns membros que estavam no hotel de tentar escapar porem entram numa armadilha e colocam em risco a família de Paul. Numa segunda tentaiva, agora já sob escolta das forças de paz da ONU, eles conseguem chegar no campo de refugiados para dali partirem rumo ao pais vizinho.
Desde o começo dos anos 90 algumas agencias humanitárias e a própria ONU documentando matanças e a destruição de Ruanda, quando o genocídio eclodiu no país a ONU ao invés de aumentar o numero das forças da paz e até inciar uma intervenção militar em Ruanda, simplesmente diminuiu o numero de forças da paz se omitindo sobre a guerra civil que estava acontecendo em Ruanda.
Um dos motivos, desta omissão segundo alguns historiadores é o fato de que no ano anterior a ONU fracassou em uma tentativa de intervenção militar na Somalia onde matou vários soldados americanos, então decidiram que não valia a pena se sacrificar somente pela questão dos direitos humanos, se arriscando em um pais que não desperta interesse das grandes forças do mundo, pois em Ruanda não havia recursos minerais ou algo que o valha,e economicamente também não era atrativa para as grandes potencias mundiais, então não seria interessante sobretudo para os estadunidenses que comandam a ONU, intervir no conflito ruandês. Posteriormente, os Estados Unidos tentou se redimir sobre isso ajudando financeiramente na reconstrução de Ruanda.
...