RESENHA DO PROTOCOLO DE KYOTO AO ACORDO DE PARIS: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS NO REGIME CLIMÁTICO GLOBAL A PARTIR DO ESTUDO DA EVOLUÇÃO DE PERFIS DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA
Por: Ana Luiza Ferreira • 8/10/2018 • Resenha • 540 Palavras (3 Páginas) • 408 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
RESENHA: DO PROTOCOLO DE KYOTO AO ACORDO DE PARIS: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS NO REGIME CLIMÁTICO GLOBAL A PARTIR DO ESTUDO DA EVOLUÇÃO DE PERFIS DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA
Ana Luiza Ferreira
CAMPINAS
2018
O texto abordou um ponto interessante do situação atual da sociedade que se encontra num contexto de necessidade de práticas sustentáveis e coloca como importante aliada a educação, no caso em específico a educação ambiental nos cursos de ensino superior de Administração.
Essa resenha se baseia muito mais nas soluções para disseminar esse conhecimento, o texto trata com inteligência a importância desse estudo principalmente ao formar administradores, afinal serão eles que estarão a frente das empresas no futuro e serão responsáveis por propor, planejar, estruturar e aplicar projetos sustentáveis nessas empresas, porém a grande contribuição do texto, na minha opinião, se dá através das soluções propostas.
Ao invés de classificar como sendo umas melhores que outras acredito que a grande contribuição desse trabalho é que essas alternativas se completam de formas interessantes e que a divisão de métodos de ensino se dá de forma didática e de fácil entendimento, contudo as propostas seriam de grande efeito se houvesse uma junção dessas ideias.
O conceito de aprendizagem coletiva é muito interessante, pressupõe uma adaptação do modo de se levar o conteúdo de acordo com as características das pessoas, sejam elas culturais, sociais, econômicas etc. O que seria extremamente importante para que o entendimento sobre educação ambiental atingisse um nível maior, afinal pessoas vivem de formas e em realidades diferentes é muito importante que haja uma preocupação em adaptar o estudo a essa realidade.
A educação voltada para aprendizagem social aposta em uma visão da sociedade de maneira que não seja avaliado de forma restrita e focado em um só tema, mas sim de forma interdisciplinar que abranja conceitos que tem a ver com a vida em sociedade.
A discussão da inovação entra na sugestão de utilizar a sustentabilidade como forma de oportunidade nos cursos de administração, ou seja, é uma base para se utilizar na formação desses alunos que futuramente poderão estar em cargos de liderança e terão a oportunidade de influenciar de forma direta a postura de uma organização empresarial. Dentro da realidade de competição entre as empresas atualmente a inovação entra como um diferencial para se destacar dentre a grande quantidade de empresas concorrentes, ao utilizar essa visão sustentável isso, além dos benefícios ambientais, destaca a empresa para seu público alvo, mostra que a visão e valores da empresa estão preocupados com o desenvolvimento sustentável.
O último ponto sugere a formação de indivíduos comprometidos, o que é de extrema importância para que essa busca pelo desenvolvimento sustentável seja de fato efetiva, o foco dos cursos de Administração é a formação de profissionais da gestão, ou seja, além de passar todo esse conhecimento, abordar maneiras de aplicado é preciso salientar a necessidade e importância de se comprometer com essa visão e valor. E muito mais que comprometer-se com valores e visões empresariais é preciso se comprometer com valores humanos e entender que se não houver uma conscientização unida a prática de nada adianta a disseminação do conhecimento e as consequências para a as pessoas serão muito graves no futuro.
...