RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EM FACE DOS CIDADÃOS À MARGEM DA SOCIEDADE
Por: anagabriela2018 • 21/5/2018 • Artigo • 2.053 Palavras (9 Páginas) • 316 Visualizações
FACULDADE MONTES BELOS
LETICIA DA COSTA OLIVEIRA
PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS – GO
2018
LETICIA DA COSTA OLIVEIRA
RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EM FACE DOS CIDADÃOS À MARGEM DA SOCIEDADE
Projeto de Pesquisa Científica apresentado à Banca de Qualificação da turma A9/DM do Curso de Direito da Faculdade Montes Belos, de São Luís de Montes Belos, Goiás, a ser utilizado como diretriz na elaboração do correspondente Artigo Científico, exigido como requisito parcial para a obtenção do certificado de Bacharelado em Direito, sob a orientação da Professora, Mestra Dinair Flor de Miranda, orientadora de Trabalhos de Curso I e II.
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS – GO
2018
1. Introdução
O tema escolhido para elaboração do Artigo Científico é de fundamental importância para a compreensão da responsabilidade social dos governantes perante a população em geral.
Este projeto de pesquisa que se apresenta como exigência parcial para composição das notas de N1 E N2 da disciplina de Trabalho de Curso I do Curso de Direito da Faculdade Montes Belos, sob a orientação da Professora Mestra Dinair Flor de Miranda, propõe uma sequência de passos que haverão de servir de matriz para a elaboração do correspondente Artigo Cientifico, o qual será desenvolvido no semestre vindouro (Trabalho de Curso II).
2. Justificativa
Este Projeto de Pesquisa se justifica da seguinte forma:
2.1 Delimitação
O trabalho científico abordará
Área: Administrativa e Cível.
Tema: Responsabilidade Civil do Estado.
Delimitação: Em face dos cidadãos à margem da sociedade.
Título: Responsabilidade Civil do Estado em face dos cidadãos à margem da sociedade.
Diante da realidade social dos cidadãos em situação de extrema pobreza, que se encontram muitas vezes esquecidos, há que se indagar sobre o papel do Estado na resolução desta problemática.
2.2 Relevância
A escolha do tema, e a abordagem utilizada para a construção do assunto, terão como foco despertar a atenção da sociedade para a problemática abordada além de apontar possíveis soluções para a mudança deste contesto.
2.3.Viabilidade
A viabilidade para a realização da pesquisa que se propõe consiste no fato de haverem fontes plausíveis de consulta e debate, tais como doutrinas, artigos, matérias jornalísticas e estudos que abordam a correlação entre a problemática do cidadão marginalizado e o Direito no âmbito da responsabilidade Civil do Estado.
A abordagem do tema proposto é pertinente, vez que as mazelas sociais são uma realidade que emergencialmente precisa ser combatida, pois vem se aflorando no decorrer dos tempos, gerando impactos não somente para o indivíduo, mas também toda a sociedade que, direta ou indiretamente, a ele está ligada.
3. Roteiro provisório
Assunto ………………………………………………………………….....……… (Página)
1. Introdução .......................................................................................................................... (...)
2. Histórico brasileiro sobre o tema abordado e as causas que geram a problemática.......... (...)
3. Principio da dignidade humana...................................................................................... (...)
3.1 Apontar as causas que geram a problemtatica............................................................... (...)
3.2 Discorrer sobre a Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua................................................................................................................................ (...)
4. Apontar sugestões de novas politicas publicas que combatam o problema.......................................................................................................................... (...)
5. Considerações finais ................................................................................................... (...)
6. Referências ........................................................................................................................ (...)
4. Referencial teórico
Para que se compreenda a relação dos cidadãos marginalizados no Brasil e a responsabilidade do Estado em combater essa situação se faz necessário primeiramente um apanhado histórico que permita o estudo de como essa condição social se estabeleceu ao longo dos tempos, apresentar a Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua a partir da redemocratização do país, bem como apontar as mudanças que ainda precisam ser feitas na evolução deste processo.
No artigo Cientifico “Moradores de rua - um enfoque histórico e socioassistencial da população em situação de rua no brasil: a realidade do centro pop de Rio do Sul/SC”, Alexandre da Rocha Klaumann inicia sua tese a partir de 1988 ano da consolidação da Constituição federal vigente no Brasil. Segundo suas palavras:
A Constituição se torna uma força impulsionadora para as políticas públicas sociais, como também a política pública direcionada para a população em situação de rua. Ainda mais diante dos artigos 5° e 6° da Constituição Federal. (<www.uniedu.sed.gov.br>).
...