RESUMO INFORMATIVO CONVITE À FILOSOFIA
Por: Andreia Germano • 26/5/2019 • Resenha • 309 Palavras (2 Páginas) • 516 Visualizações
RESUMO INFORMATIVO
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, Ed. Ática, São Paulo, 2000, Unidade 7, As ciências, Capítulo 1.
O senso comum nada mais é do que certezas que formam a maneira de viver em sociedade, sendo transmitido de geração em geração, e muitas vezes transformam-se em crenças religiosas ou doutrinas inquestionáveis, como por exemplo, “as cores existem em si mesmas. Quem duvidará disso, se passamos a vida vendo rosas vermelhas, amarelas e brancas, o azul do céu, o verde das árvores, o alaranjado da laranja e da tangerina?”.
Entretanto, ao que tudo demonstra, existe uma grande diferença entre as certezas cotidianas e o conhecimento científico.
O senso comum possuem algumas características próprias, são subjetivos, ou seja, as opiniões e sentimentos variam de uma pessoa para outra dependendo das condições em que vivem. São qualitativos porque as coisas julgadas como grande ou pequena, doce ou azeda. São heterógenos, visto que, se referem a fatos que julgam diferentes, por perceberem como diversos entre si. São individualizadores por serem qualitativos e heterogêneos, mas também são generalizadores, pois tendem a reunir numa só opinião ou ideia.
Em decorrência das generalizações, tendem a estabelecer relações de causa e efeito entre as coisas. A partir de todas essas características citadas, o senso comum da sociedade cristaliza-se em preceitos com os quais passam a interpretar toda a realidade que os cercam e todos os acontecimentos.
Mas, o que distingue a atitude cientifica da atitude costumeira ou senso comum, é que a ciência desconfia da veracidade das certezas das pessoas, de suas adesões imediatas às coisas e da falta de crítica e curiosidade, ou seja, a ciência é o conhecimento que resulta de um trabalho racional.
A teoria cientifica nada mais é do que um sistema ordenado e coerente em que se permite compreender por que fatos aparentemente semelhantes são diferentes e submetidos a leis diferentes
Palavras-chave: Senso comum, Conhecimento, Ciência, Cotidiano, Estudo
...