ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Por: ailezete • 12/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 846 Visualizações
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1. Identificação :
Nível de Ensino : (x) Ensino Médio – 1° ano
Tema: Exposição de Fotojornalismo – O sabor
Disciplina : Lingua Portuguesa
2. Justificativa
A relevância do tema, permite que o aluno aprofunde, paralelamente, o tema do Barroco, a exposição artística e o uso da palavra; texto expositivo: valor estilístico do verbo.
3. Objetivos
O objetivo da atividade, ao observá-las, não é discutir aspectos religiosos, mas investigar relações de semelhança e diferença entre elas. Além disso, dá-se início, dessa maneira, a uma breve e significativa discussão sobre o Barroco que poderá ser ampliada pela utilização adequado do livro didático. Observe que os mesmos objetivos permeiam a inclusão do soneto Buscando a Cristo, de Gregório de Matos. Finalmente, a analise é polemizada pela comparação com a imagem fotográfica atual; para este caso, escolhemos a de Carol Quintanilha. O objetivo geral das aulas é projetar atividades futuras envolvendo a linguagem; relacionar linguagens verbais e não verbais possibilitando transmitir conteúdos que revelem posicionamento crítico e social; relacionar textos visando a encontrar entre eles a intertextualidade temática; construir expectativas de progressão textual; elaborar estratégias de leitura e produção de textos expositivos; desenvolver e valorizar expectativas de leitura.
4. Conteúdo
Exposição artística e o uso da palavra; textos expositivos: valor estilístico do verbo.
5. Recursos
Livro didático; dicionário de língua portuguesa; fotografias e textos de livros extraclasse.
6. Tempo estimado
O tempo previsto será de 8 a 9 aulas.
7. Desenvolvimento das etapas
Atividade 1 – aula 1
Lembramos que o objetivo é fotografar um espaço que possibilite um olhar crítico, que não aceite as injustiças sociais, especialmente aquelas que desvalorizam a riqueza plural da nossa língua. Para isso, propomos que se parta de uma fotografia jornalística que tenha na “denúncia social” o seu foco central. Sugerimos Allana coffee works, de Sebastião Salgado.
Exiba a fotografia. Observe que a foto divide o espaço em dois planos: no inferior sobram sacas de café, que, sabemos, serão carregadas manualmente para os caminhões. No plano superior, trabalhadores braçais realizam o seu trabalho. O ambiente é interno e raios de sol filtrados incidem sobre eles, conferindo á imagem um ar transcendente, quase religiosos, em que as figuras humanas ganham aspectos de divindade por meio do trabalho. Perguntamos aos alunos:
O que as pessoas na foto estão fazendo?
Quais os dois planos em que se divide a fotografia?
O que sugerem os raios de sol incidindo sobre o grupo?
Qual é a importância das sacas de café ?
Outras fotos podem ser usadas. Muitas são encontradas na internet, por exemplo, no site HTTP://www.flickr.com>. Sugerimos a Colheita de sisal, de Carol Quintanilha. O importante é analisar detalhadamente as característica da foto e procurar construir sentido a partir de seus diferentes elementos. Em colheita de sisal, não deixe de notar as semelhanças entre o menino (trabalho infantil) carregando o sisal e a imagem clássica da tradição crista de Jesus carregando a cruz. Temas associados ao barroco podem ser desenvolvido, em especial aqueles que abordam o jogo entre contrastes.
A exposição de fotojornalismo e o uso da palavra
Conceito da exposição de fotojornalismo: foto, legenda e projeto
Texto expositivo : valor estilístico do verbo
Análise do valor expressivo do verbo, em especial o presente do indicativo no texto expositivo. Nosso primeiro objetivo é desenvolver o conceito de exposição ao mesmo tempo que aprofundaremos esse gênero textual. Ler o texto a seguir com os alunos. Ele aparece propositadamente fatiado, com o objetivo de desenvolver estratégias de leitura do texto expositivo. Ao mesmo tempo possibilita organizar, relacionar e interpretar informações para tomar decisões que permitam a construção de expectativas de progressão do texto. Intercale partes do texto com as reflexões, mas, afinal, pedirei aos alunos que leiam o texto em voz alta. Observe que, antes da leitura, uma discussão inicial com eles a respeito do título permite valorizar as expectativas que ele gera. Isso reforça a importância do título no texto e a necessidade de que suas diferentes partes se articulem adequadamente entre si.
Flashes da história
Momento de reflexão 1 (discuta oralmente com os alunos)
O que lhe sugere o título do texto expositivo?
Que expectativas de leitura se formam em sua mente a partir do título?
Analise, a seguir, o lide o lide do texto:
Exposição de fotojornalismo Diálogos EUA-Brasil: Um olhar fotográfico sobre 50 anos da história, em cartaz na Galeria Olido, relembra fatos e personalidades marcantes dos dois países.
Momento de reflexão 2 ( pedirei aos alunos que registrem a pergunta e as respostas por escrito)
Que
...