Relatório de Visita Tecnica ao Cras
Por: jucilenerocha • 10/9/2017 • Relatório de pesquisa • 645 Palavras (3 Páginas) • 4.244 Visualizações
Relatório sobre o CRAS
I – IDENTIFICAÇÂO
Nome: Alysson Marques, Erika Wanessa, Jucilene Rocha, Leonardo Viana, Pedro Henrique, Vanessa Nogueira.
Turma: 7º B noite
Professor: Julio Cesar Nogueira
Disciplina: ECA e ESTATUTO DO IDOSO
II – INTRODUÇÂO
Relatório baseado em pesquisas e informações retiradas da internet, de fontes como o site: http://parnaiba.pi.gov.br/phb/programas-sociais/ visto que a visita técnica no CRAS do bairro São Vicente de Paula e CRAS do bairro Piauí não foi possível, por conta de alguns incidentes que nos impossibilitaram de concluir nossa pesquisa de campo com êxito.
III – DESENVOLVIMENTO
Durante as pesquisas feitas obtive as seguintes informações técnicas da instituição: O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do sistema único de assistência social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.
Dada a sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que propicia o acesso de um grande numero de famílias à rede de assistência social. As 04 unidades de CRAS no município de Parnaíba são responsáveis pelo referencia mento de 20.000 famílias e pelo atendimento direto de 4.000 famílias por ano. Destaco aqui que de acordo com pesquisas e visita na qual eu fiz, pude perceber que atualmente em Parnaíba, estão em funcionamento apenas 03 unidades e não 04 como nos informa o site. E são elas: CRAS SÃO VICENTE DE PAULA, localizado na Rua D, nº 360, Bairro São Vicente de Paula, CRAS MENDONÇA CLARK, localizado na Rua Dr. João Goulart, 380,Bairro Mendonça Clark e por fim o CRAS JOÃO XXIII, localizado na Rua D 456, Bairro João XXIII que atende ainda Catanduvas e Floriópolis, a 4ª unidade que se encontra localizada na Rua Projetada, 30 S/N, Bairro Piauí, pelo que verifiquei através de uma visita, está totalmente abandonado, esquecido pelo poder publico.
As atividades oferecidas nos CRAS são: recepção e acolhida de famílias e indivíduos, atendimento psicossocial e encaminhamentos, proteção pró – ativa por meio de visitas, acompanhamento familiar, produção e divulgação de informações e material Socioeducativo, articulação e fortalecimento da rede social local e promoção de campanhas socioeducativas e de espaços participativos de discussão sobre direitos socioassistenciais nas comunidades. Além de serviços como o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família) que tem como objetivo o trabalho social voltado para o fortalecimento da função protetiva da família, a prevenção da ruptura dos vínculos, à promoção do acesso dos usuários aos seus direitos e possibilidades que contribuam para melhoria de sua qualidade de vida. Através do PAIF as famílias referenciadas podem participar de vários projetos, como o Projeto Oficinas da Cidadania que promove o trabalho social com crianças e adolescentes (idades entre 10 e 14 anos) e suas famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. Podemos destacar ainda o Projeto Superando as Limitações, na qual são atendidas pessoas com deficiência e seus familiares através de atividades voltadas ao processo de desenvolvimento da autonomia e a inclusão social da pessoa com deficiência. Dentre os Projetos já destacados podemos citar outros como, Projeto Comunidade Produtiva, Projeto Conviver idoso, Projeto espaço Lúdico, Projovem Adolescente.
...