Resenha Critica Português Jurídico
Por: 22101999 • 28/9/2018 • Resenha • 264 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
Disciplina: Português Jurídico
Discente: Lucas Ferreira
Linguagem Jurídica
É importante, de qualquer modo, enfatizar que a origem da linguagem está relacionada com a necessidade de comunicação entre os seres humanos, seja ela expressada por meio de fala, escrita ou gesticulação. Em algumas áreas, por exemplo, a área jurídica, existe uma determinada comunicação, que somente os profissionais da mesma irão entender. Surgem então muitas críticas sobre linguagem jurídica, a forma como ela é exposta muitas vezes, juristas também criticam a forma da escrita correta, principalmente para advogados.
Na advocacia, sentimos a carência da construção de textos jurídicos cada vez mais claros, concisos e precisos, disposto a facilitar a leitura dos interessados e o próprio andamento dos processos. Não tratamos de questionar o privilégio constitucional de estar em juízo apenas mediante um advogado, mas sim de verificar se o vocabulário utilizado permite às partes assimilar o processo sem o intermédio do profissional do Direito. Certamente o que induzirá um juiz a acatar uma denúncia, será um texto jurídico bem planejado, feito por um advogado, já que este é um dos principais instrumentos de trabalho dele.
Há uma aclamação social então, para que nossos operadores do direito façam o disposto acima, em que não permaneça só um espaço, no qual os únicos que irão entender serão os operadores do direito. Com a grande demanda de nossos tribunais, tornou-se inevitável a desburocratização do aparato judiciário, uma solução para que isso ocorra é a elaboração de peças processuais simples, claras e concisas. Possibilitando a leitura destas pelo juiz e agilizando mais rápido os procedimentos essenciais.
...