Resenha Era o Hotel Cambrigde
Por: Phamela Godoy • 2/12/2018 • Resenha • 269 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
O filme Era o Hotel Cambridge, lançando em 2016, de direção de Eliane Caffé, conta os bastidores de uma ocupação no centro da cidade de São Paulo, durante o procedimento de reintegração de posse.
O filme retrata, a partir da vida dos moradores, a reintegração de posse do prédio, a história relata desde a comunicação da decisão judicial, os dias que antecederam a reintegração, passando pelas ações de resistência do movimento de moradia, cominando na atuação truculenta da Policia Militar na tentativa de cumprir a reintegração.
Ao retratar o cotidiano da ocupação, o filme registra a luta por habitação nos grandes centros urbanos. Milhares de pessoas não tem onde morar, não conseguem arcar com o alto custo de um aluguel, muito menos conseguem comprar um imóvel, restando apenas duas opções: viver em situação de rua ou ocupar um imóvel que está abandonado, e que na maioria das vezes está com impostos atrasados e não cumpre a função social da propriedade.
O filme ainda nos conta a dinâmica da ocupação e sua organização, demonstrando os conflitos pessoais, que refletem conflitos atuais da nossa sociedade, como por exemplo a questão do fluxo migratório, em especial de refugiados e as reações xenófobas.
Era o Hotel Cambridge nos leva a refletir o quanto é difícil a vida de quem ocupa, a difícil situação socio econômica que leva famílias a buscar alternativas para terem acesso a um direito básico a habitação, e o quanto é frágil a ação de ocupar, a qualquer momento pode-se perder o pouco que conseguiu construir, basta uma decisão judicial para que estas famílias voltem a situação antes da ocupação, de não terem moradia.
...