TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Filme "O Germinal"

Por:   •  4/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre o filme: “Germinal”

                                         O Filme baseado no Livro de Émile Édouard Charles Antoine Zola, relata a hitória dos trabalhadores de uma mina de carvão. Um protagonista que se chama Etienne Lantier, está em busca de emprego, era maquinista, porém bebia muito e brigou com o chefe e acabou sendo dispensado, esse personagem aparece muito no filme e tem uma personalidade de revolucionária, sempre querendo contestar a situação do trabalho na mina, uma vez que a situação do trabalhador é precária. O filme traz a história da família de um operário da mina, que possui 7 filhos e não consegue manter as dispesas, as crianças não possuem vestimentas, a situação e a pobreza não muda.

No trabalho, as exigências do patrão, considerando a nossa vida profissional hoje em dia, se trata de abuso de poder, na minha visão aquilo é escravidão, por mais que ainda tenha o pagamento do salário, mas não há nenhum tipo de benefício. O trabalhador Etienne, que chegou a pouco tempo, motiva os outros para começarem uma greve, pois para ele, todo o trabalho e esforço nas minas, não é valorizado com o que eles ganham.  A vida dos  patrões (donos dos meios de produção), é totalmente diferente, eles possuem a mesa farta, fazem festas, comemoram e eles não possuem considerações nenhuma com os empregados.

Os trabalhadores iniciam uma greve, porém são ameaçados quando os patrões contratam outros trabalhadores da Belgica, o que leva eles perderem seus empregos, muitos deles preferem não voltar e durante a greve, destroem as minas, param os elevadores que carregam os carvões, acabando com todo o meio de produção.

Analisando esse filme, podemos ver que as  relações de trabalho, isto é, a miséria a que eram expostos, a relação deles com as máquinas, a relação entre capitalistas e operários, o surgimento de greves e do sindicalismo, anarquismo e socialismo, isso tudo são questões historicas, naquela época assim como os trabalhadores Europeus, era atividade manual, esforço físico agressivo, com a evolução histórica e a revolução industrial obteve grande mudança ao decorrer dos anos.  Conforme o inicio do  filme as revoltas populares, desde o início do capitalismo, da sua implantação lá no século das grandes navegações, do capitalismo comercial, ele dá origem a profundas contradições e injustiças, marcadas pela forma de como era explorada brutalmente a mão de obra operaria inclusive infantil, o que com certeza fez surgir a partir dos mais conscientizados as tensões sociais, sistemas sócio-economico-politicos, a organização de sindicatos etc.  Tudo isso traz as questões das idéias comunistas, sindicalistas, socialistas pelo mundo, começando na França, passando pela Europa e expandindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com