Resenha - Vigilância Liquida
Por: George Morais • 18/9/2023 • Dissertação • 307 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
Aluno: George Morais Bezerra Martins
Matrícula: 201903263816
Resenha dos Capítulos I e II do Livro: Vigilância Liquida
O Livro trata-se de explorar de quando o homem renunciou à sua privacidade para que seja oferecido segurança e facilidade de relacionamentos pessoais. Procura mostrar como o avanço das relações sociais na internet como o Facebook e outros sites de relacionamento e entretenimento, colocados no mundo virtual e social, transmite uma sensação de identidade e de segurança às pessoas que procuram demostrar suas vidas pessoais e suas intimidades em posts. Bauman e Lyon evidenciam de forma crítica que não devemos colocar a culpa na tecnologia, na internet, pois os computadores não são responsáveis pelo que é colocado na mídia.
Em relação ao primeiro capítulo é analisa como tudo que antes era visto como privado passa a ser público com a necessidade das pessoas de consumirem certos bens e de estarem sempre presentes em sites de relações pessoais. A condição de ser observado e visto, portanto, foi reclassificada de ameaça para a tentação e essa condição passou a ser a prova de e conhecimento social, avidamente desejada e significativa. Numa profícua discussão com Lyon, Bauman identifica como funciona o papel dos administradores do facebook e dos drones lançados nas mídias sociais e substitui o termo sociedade por rede.
No segundo capítulo Bauman mostra como a vigilância vai muito além de como os consumidores são manipulados. O mundo pan-optico é voltado para essa parte da sociedade na qual a liberdade individual é incompleta, traz menos liberdade, e é mais controladora. Traz como exemplo o capitalismo, que com seu poder exige um controle da população. No modelo anterior de sociedade, modelo sólido, o trabalhador tinha sua responsabilidade posta em somente um ponto da produção, sem necessitar conhecer o processo completo, de ambiente opressivo e pouco favorável ao trabalhador.
...