Resenha do Capítulo XV do livro "A história da riqueza do homem"
Por: rota1997 • 28/11/2016 • Resenha • 316 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
Arthur Alécio Barijan Togneri Serrano RA: 16549065
A revolução na indústria, agricultura e transportes
O capítulo XV do livro de Leo Habermas inicia discorrendo sobre a descoberta da máquina a vapor na Inglaterra do século XVIII. Tal feito foi o marco da Revolução Industrial, que possibilitou a produção em larga escala aos meios de atividade econômica.
A descoberta proporcionou o aumento da produção junto à divisão de trabalho valorizada na indústria. Em consequência, houve aumento do lucro e da força do capital tanto aos meios de produção quanto aos cidadãos ingleses, que cresceram em população e em poder de compra. O aumento populacional se deu por conta dos avanços na medicina, que teve seus médicos valorizados e um sistema de saúde próspero; pela evolução na produção e cultivo agropecuário, que foi mecanizado e valorizado por grandes produtores para aumento de capital; e principalmente pela Revolução industrial, principal marco de desenvolvimento e produção capitalista.
Todo o crescimento citado anteriormente gerava capital, que influenciava e enaltecia o mercado externo e interno, e gerava qualidade de vida as pessoas e a economia.
Há de se notar que todos os meios de produção e consumo que influenciaram no crescimento da população e economia estavam interligados, no sentido de que a geração de capitais em um meio influenciava para o avanço de outro, e assim por diante. Como exemplo, houve o desenvolvimento na mecanização da indústria. Igualmente a agricultura cresceu dada sua mecanização e aumento de produção, responsabilidade da indústria.
Por fim, o autor apontou para a evolução dos transportes. O crescimento se deu por conta do aumento de produtividade em todos meios de produção, que por consequência demandou produtos e comércio para todo o país, fazendo com que haja melhora e investimentos nos meios de transportes. O crescimento contribuiu para a melhor distribuição dos produtos e para o aumento do mercado interno.
Palavras chaves: Produção. Capital. Mecanização. Crescimento. Revolução industrial. Inglaterra
...