Resenha do filme O Germinal
Por: samuel direito • 9/5/2015 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
GERMINAL
O filme o Germinal se passa na França, no século XVIII e mostra o dia a dia dos trabalhadores que sofrem com a exploração nas minas de carvão, mostrando como essa é a única forma de sobrevivência para essas pessoas. O filme mostra como os trabalhadores da mina vivem de forma precária, pois os salários são baixíssimos, e todos da família são obrigados a trabalhar, desde as crianças até os mais idosos. Mostra também como a vida humana é desprezada e levada de modo opressivo, marcados pela forma de mao de obra operaria explorada brutalmente e sem oferecimento de nenhum direito.
A burguesia é quem domina, e a classe operaria é obrigada a viver sob a influencia do capitalismo. O que em determinado momento gera grande insatisfação por parte dos trabalhadores das minas, gerando assim vários conflitos de interesses.
A desigualdade social está bem evidente, a partir da divisão de trabalho. Os trabalhadores das minas viviam em total alienação, mas em determinado momento essa situação começa a mudar, com a chegada de um jovem desempregado que discordava daquela situação vivida, e começou a se questionar sobre a situação de exploração e alienação. Essas situações acontecem por causa da falta de conhecimento daquelas pessoas, que já achavam aquela rotina “normal”.
A insatisfação por parte do jovem desempregado excita os demais empregados a iniciar uma grande revolta, provocando greves, mortes e varias tragédias. Podemos ver que essa luta do proletário contra a exploração e com a finalidade de obter melhores condições de vida e trabalho é algo que sempre existiu, e não deve parar tao cedo, pois constantemente vimos noticiários informando sobre greve de trabalhadores.
A sociedade ainda possui uma imensa desigualdade social, onde uns detem a posse dos meios de produção e outros não. Pois assim que funciona o Capitalismo, essa forma severa de modo de produção, onde o trabalhador produz mais do que deveria e recebe injustamente pelo seu trabalho.
...