Resenha do filme o germinal
Por: sstavella • 25/11/2015 • Resenha • 722 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
RESENHA DO FILME “O GERMINAL”.
O filme retrata a historia de uma mina de carvão que tem por nome Voreux, seu contexto principal é as condições de trabalho da classe operária do século XIX na França.
Inicia-se com a chegada de um cidadão a mina em busca de trabalho, este cidadão chama-se Etienne e está cheio de expectativas, percebe-se que ele tenha um pouco de conhecimento sobre leis.
No entanto, ao deparar-se com a realidade na mina, o cidadão fica meio assustado, conhece então um chefe de família que tem por apelido o nome (boa-morte), este o recebe e passa a ele a situação atual, no decorrer do dia, morre uma mulher que trabalha na mina, então ele consegue o trabalho para substituir esta mulher.
Os trabalhadores da mina vivem em condições precárias, imundas e totalmente desumanas, mas, é a única forma de sobreviverem naquela região.
Por outro lado, existem os burgueses, estes vivem em suas casas confortáveis e luxuosas, ostentam o tempo todo à fartura de alimentos, roupas e status.
O filme mostra imagens de estrema miséria, crueldade, fome e sofrimento, as crianças começam a trabalhar desde cedo.
A mineradora possui um ambiente de trabalho totalmente degradante, existem vários focos de gás espalhados na mineradora, se não bastasse o lugar horrível para se trabalhar, eles ainda tinham que cuidar dessa situação, caso contrário, poderiam morrer ali mesmo.
Portanto, nos dias de folga, eles pareciam se divertirem muito, jogavam, bebia e namorava. Pareciam que eram as pessoas mais felizes do mundo e nem se lembravam do sofrimento cotidiano.
Certo dia, Etienne tem uma idéia e passa a alimentá-la, cogita-se iniciar uma greve, Etienne então resolve falar com Boa-morte, e assim começa falar com os outros operários, e se reúnem nos dias de folga para planejar como será essa greve. Etienne sonha em mudar o mundo com esta atitude.
Portanto, eles não têm condições financeiras para ficarem tantos dias sem receber o salário, já que recebiam por dias trabalhados e não mensal.
Resolvem iniciar a greve e passam a guardar uma parte do que recebem, quando pensam já terem o suficiente, começa a greve.
No entanto, logo o dinheiro guardado se acaba e eles começam a passar fome, pedir e alguns até decidem voltar ao trabalho, começa então uma crise entre eles, há varias brigas que acabam em mortes.
O cenário fica cada dia pior, então o chefe da mineradora decide contratar operários da Bélgica para substituir aqueles que seguem com a greve.
O chefe a mineradora não aceita a situação, pois cada dia que os operários não trabalham, ele perde muito dinheiro. Por parte dos operários também há perdas, mas, eles ficam firmes nos seus objetivos e tentam negociar, não há acordo entre operários e chefes da mineradora.
Outras mineradoras vizinhas não aderem à greve. Alguns operários já famintos e sem condições de continuarem, resolvem voltar ao trabalho e se depara com uma barreira humana por parte dos que querem continuar com a greve. Começa então uma briga incessante, são acoitados e mortos.
Muitos operadores começam a destruir a mina. Há um inicio de guerra entre os burgueses e os operários. Os burgueses enviam guardas para impedir a destruição da mina, mas, isso não é suficiente para impedi-los.
Os operários que resolvem retomar seus postos de trabalhos são agredidos e até mesmo mortos, parte deles consegue entrar na mina para trabalhar, mas, já não podem mais sair, pois há um desmoronamento no elevador principal e as escadas são totalmente destruídas.
...