Resenha do livro exploradores de caverna
Por: elisangela852511 • 20/9/2018 • Dissertação • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 362 Visualizações
FACULDADE EDUFOR[pic 1]
CURSO DE DIREITO
ALICE MARIA
CARLOS EDUARDO
GIZELIA GOMES SÁ
JESSICA MACEDO
RESENHA CRITICAdo texto: “o CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA”
SÃO LUIS
2018
ALICE MARIA
CARLOS EDUARDO
GIZELIA GOMES SÁ
JESSICA MACEDO
RESENHA do texto: “o CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA”
Trabalho acadêmico entregue à disciplina: Linguagem e Argumentação Do Curso de Direito, da Faculdade Edufor, como requisito parcial avaliativo.
Professora: Esp..
SÃO LUIS
2018
RESENHA critica do texto: “o CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA”
O livro, conta a história de quatro acusados, que foram condenados a morte, mas, recorrem da decisão, onde, a historia inicia-se da seguinte maneira, que foram explorar caverna, e acontece um desmoronamento que por sorte ou azar do destino encontram-se diante de uma fatalidade, onde é possível afirmar que os três se mantiveram firmes por alguns dias, ate então chegar a um ponto que foi crucial para mudar radicalmente o andamento da historia, e varias perguntas e duvidas então, começam a ser lançadas. A partir do segundo capitulo, pois os mesmos que durante toda a trajetória, quando se mantiveram presos ,dentro da caverna, o instinto então começa a ser gritante. Onde um deles, para então pudesse escapar com vida, onde o medo de morrer fala mais alto, então decide fazer uma proposta aos seus companheiros.
Como ele sabia que, mais cedo ou mais tarde, a fome iria chegar, decidiu então, fazer uma proposta, que, não imaginara que ali estaria traçando o seu próprio destino, e consequentemente dos seus amigos.
O Whetmore e os acusados resolveram então fazer algo, que decidisse quem, se sacrificaria para então poder salvar a vida dos outros, após 20 dias, então ele, deu a seguinte ideia. Roger Whetmore fez uma proposta, aos seus amigos que fizessem um jogo de dados e onde, o que perdesse, terias que ser morto, pelos seus companheiros, para que os mesmo tivessem como se alimentar por mais uma semana, mas, de ultima hora, ele, talvez por intuição, decidiu que, não queria mais colocar a sua vida e as dos demais em jogo, porém os seus amigos não aceitaram e decidiram continuar o jogo, então Whetmore perdeu e foi morto e de forma acabou saciando a fome dos seus companheiros, foi então que o autor da ideia teve a sua vida retirada pelos os demais companheiros.
Onde, naquele momento, o que eles achavam que, não estaria se tratando de um crime, pois o próprio sacrificado havia mandado umas mensagens às autoridades, sobre sua decisão. Acho que essa historia trata de uma responsabilidade moral, pode alguém ser condenado, por algo que fizeram apenas para salvar a sua vida? Mesmo, que isso não tivesse acontecido os demais morreria do mesmo jeito, porém acredito que devido às leis divina, e os valores Morais, ninguém tem o direito de tirar a vida de outrem, independe de qualquer situação.
Mas, o que não se pode esquecer que, mesmo que o Whetmore tenha dado a ideia, foi falado entre os réus que o mesmo havia desistido do acordo, e mesmo assim não houve êxito, e foi cruelmente assassinato pelos seus companheiros. Poderia então, esperar mais um pouco, achei muita barbaridade o que fizeram, por outro lado, essa historia poderia acabar em: ao invés de um morto, poderia ser cinco mortos, até porque a próprio medico, deixou bem claro, que os mesmos não sobreviriam sem comida, e poderiam falecer de inanição.
É uma história muito complexa, pois meche com todos os valores, ética e moral, onde a opinião publica, por lado tenta resgatar valores do senso comum, e pela justiça do homem, que precisa seguir as leis, porém o que eles fizeram não se trata de canibalismo, pois quem comete tal ato, geralmente, são homens que se comportam como seres irracionais, mas, não se pode relacionar tal fato. Pois foi algo feito de caso pensado, porem o instinto de sobrevivência acabou falando mais alto.
Bom, nas declarações, que foram aceitas, pelos juris, podemos perceber que os mesmos, tentaram se defender, falando que o Whetmore foi o autor da ideia, onde, eles se assustaram, e não queriam aceitar, más, a sua conivência e insistência, despertou nos demais uma grande vontade de sair vivo, daquela situação, independente do que eles poderiam fazer para conseguir, os mesmo acreditavam que ali não estavam diante de uma situação criminosa, e sim de sobrevivência, de poder ter, mas, uma chance de ver o por do sol, de retomar as suas vidas, ora, quem no momento do desespero, não cometeria tal coisa? Será mesmo que eles mereciam ser condenada a pena de morte, já, que o próprio, se não tivesse perdido, não hesitaria em dar continuidade ao plano, onde, um caso dessa natureza, o juiz de primeira instancia, se solidarizou, e acatou os dando uma segunda chance.
...