Resumo Livro 1984
Por: Haliny Casado • 13/9/2016 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 749 Visualizações
O livro 1984 narra a história de Winston Smith, que vive na Inglaterra em uma mansão repleta de cartazes dizendo “Big Brother is watching you” (as palavras fazem analogia à Vigilância do Grande Irmão, ou seja, faz referência ao poder vigilante de atitudes e pensamentos aos quais nos submetemos a todo instante de nossas vidas).
Ele trabalhava no Ministério, no Departamento de Registro e a rigidez do Partido estava sempre presente, inclusive nos “Dois minutos de ódio”.
O mesmo ocorria fora da casa, pois a todo instante Winston é lembrado de que seu comportamento é constantemente vigiado pela “Polícia do Pensamento”. Nesse sentido, os seguintes Ministérios eram vistos da janela da Mansão: Ministério da Verdade, Ministério da Paz, Ministério do Amor e o Ministério da Fartura. Além de todo o controle exercido sobre a sociedade e, consequentemente, a Winston, em seus aposentos encontrava-se a “Teletela”, uma espécie de olhos que vigiavam todos seus passos.
Winston decidiu escrever um diário e, mesmo sabendo que era mais um dos atos reprováveis, o escreveu para o futuro. Faltava-lhe, porém, palavras e o totalitarismo do Partido IngSoc liderado pelo Grande Irmão fazia-o temer a tudo. Escreveu em letras garrafais “ABAIXO O GRANDE IRMÃO”.
Ele apaixona-se por Júlia e conhece O`Brian, e acaba comparthando de suas ideias contra o Partido com os dois. Por fim, em uma das reuniões, acabam sendo surpreendidos por guardas e acabam na prisão.
Wintons acaba aceitando a ideia de tornar-se subordinado ao Grande Líder e tolerante ao mundo que lhe era imposto. Acabou que “Amava o Grande Irmão”.
...