Resumo: Noticia de uma guerra particular
Por: patricia_goes • 17/11/2017 • Resenha • 872 Palavras (4 Páginas) • 2.668 Visualizações
IES-FASC
aluna
RESUMO
NOTICIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR
SÃO JOSE – SC
20 DE SETEMBRO DE 2017
Notícias de uma guerra particular, é um documentário brasileiro realizado por Salles e Lund foi o primeiro idealizado para ser um programa de televisão ,uma reportagem sobre o tráfico de drogas e a violência no Rio de Janeiro, venceu o V festival internacional de documentários em 2000.
Nesse documentário o autor com riqueza de detalhes, conta histórias reais da vida em um morro na cidade do Rio de Janeiro. Nele relata o dia a dia da violência na comunidade do morro de Santa Marta, a convivência diária com o mundo do crime, mais precisamente com o tráfico de drogas onde, crianças são iniciados cedo, nesse submundo. Muitas vezes levados por motivos supérfluos, tais como: Roupas de marcas e status social dentro da comunidade, baseado em entrevistas com personagens envolvidos na rotina do tráfico, o documentário relata o dia a dia de forma assustadora, pois alguns depoimentos são aterrorizantes por si só, porem se tornam , praticamente surreal , ao e ver tal fala atrelada a um garoto que relata que aos 11 anos cometeu seu primeiro assassinato ,e conta de forma fria e detalhista os detalhes da morte , ainda mais ao ser perguntado como se sentiu após a pratica do crime o mesmo informa que se sente com o dever cumprido, de contra partida também foi feita a a mesma pergunta a um policial que também relatou a mesma sensação após matar um traficante .
Outro ponto que chama a atenção foi quando em depoimento uma moradora alega que as armas nas mãos dos traficante acabou trazendo respeito para a comunidade principalmente junto a polícia visto que a moradora alegou que a polícia agia dentro da comunidade como bem quisesse , tanto que a maioria dos moradores da comunidade não gostavam da forma como a polícia entrava em suas casas .Eles sabem que no mundo do tráfico as coisas não são nada fáceis, porém a é mais fácil andar conforme a música dos traficantes do que sobe a melodia da polícia ,pois, infelizmente a corrupção nas corporações se tornou algo evidente, tanto que no documentário os moradores relatam que não podem deixar ninguém que foi detido sozinho com os policiais ,pois correm o risco desses serem mortos. Infelizmente o documentário mostra a de forma assustadora o crescente o envolvimento de jovens e até mesmo crianças com o crime. Uma moradora diz: “ essa geração são uma geração suicida “ Jovens que deveriam estar na escola abandonam a vida escolar por uma em que o resultado é de curto prazo e dinheiro fácil. Mesmo quando esse dinheiro lhe custe a sua liberdade e até mesmo a sua vida muitos não se importam com o risco de perder suas vidas ou sua liberdade nas casas para menores infratores.
Através desse documentário o autor soube de maneira esplêndida mostrar com riqueza de detalhes a visão de três ângulos diferentes.
A visão da polícia, que muitas vezes com medo sobe o morro com armamentos defasados, pouco efetivo. Na tentativa vã de mudar aquela realidade, pois muitas das vezes além do bandido ele tem que lidar a com o ódio da própria comunidade.
A comunidade, que infelizmente não concorda com o crime, porem se mantem calada aceitando a imposição do tráfico, e recebendo dessa proteção.
...