Resumo do Discurso do Método - Rene Decartes
Por: carol_moutran • 31/8/2017 • Resenha • 259 Palavras (2 Páginas) • 874 Visualizações
Discurso do Método - Rene Decartes
Sobre o livro Discurso do Método - Rene Descartes (Qual o princípio levado pelo autor? Qual o plano secundário? Qual a opinião dele sobre os sentidos? Porque questionar?)
O texto do livro Discurso do Método de Rene Descartes coloca em dúvida todo o conhecimento que ele herdou de seus mestres, rejeitando todo o conhecimento externo e tratando tudo que vem de fora como absolutamente falso, ele se questiona sobre os pensamentos e a existência, levando apenas Deus como uma verdade absoluta.
A premissa de que “penso logo existo” é tomada como base inabalável da filosofia e que nem os mais céticos podem abalar tendo em vista que é impossível nos privarmos do ato de pensar. Descartes demonstra sua hipótese a partir de uma reflexão que busca inibir o ato de raciocinar e as verdades dadas por nossos sentidos porque eles nos enganam, assim alcançando essenciais que não são hábeis de dúvida.
Em segundo plano, Descartes diz que não podemos duvidar da existência de Deus. Ele acredita que a dificuldade que as pessoas têm em reconhecer a existência de Deus é porque elas nunca elevam o espírito além dos sentidos.
Referencia: DESCARTES, R. Discurso do método. Tradicional. J. Guinsburg e Bento Prado Jr. Colaboracão. “Os Pensadores”, volume 15. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 54-55
Tema: Interferência de terceiros num julgamento
Pergunta: Como personalidades que não estão diretamente ligadas ao crime em questão podem influenciar resultados, mudar o rumo da investigação ou colaborar/prejudicar a defesa do réu?
...