Resumo parte quatro do discurso do metodo
Por: Juliosapienza • 3/5/2015 • Ensaio • 270 Palavras (2 Páginas) • 635 Visualizações
Página 1 de 2
Discurso do Método , Parte 4 : René Descartes
Julio Sapienza
- Apos atestar sua visão sobre a existência de Deus , Descartes mostra que há conceitos dos quais não duvidamos pois nos apresentam uma certa segurança moral e que com alguns conceitos metafísicos isso não deveria ser diferente.
- Nossas noções e ideias que são claras e distintas , são verdadeiras pois são provenientes de Deus que é perfeito.
- No entanto temos ideias que contêm falseabilidade ou podem ser confusas , pois somos seres imperfeitos. Por isso que só podemos nos assegurar que certa ideia é clara e distinta pois foi concebida para nos por Deus.
- Descartes volta a falar dos sonhos , atestando que mesmo que algo que se manifeste no sonho seja muito distinto da manifestação que temos quando acordados , isso não significa que não seja verdadeiro . Porém devemos ter cautela tanto sonhando quanto acordados pois em ambos âmbitos nossos sentidos nos induzem muitas vezes ao erro , como quando vemos objetos de uma certa distancia e esse parecem menores.
- Por fim ele conclui que não podemos nos deixar persuadir pelos nossos sentidos e imaginação e sim pelas evidencias existentes em nossa razão , pois a razão mostra que as ideias devem ter um fundamento verdadeiro , senão seria impossível que Deus absoluto e perfeito tivesse colocado as ideias em nos. Para chegar a todas as suas conclusões Descartes usa de um método que consiste na desconstrução de conhecimentos que, absorvemos e temos como verdadeiros desde pequenos , para ele devemos chegar à verdade por meio de um método criado por nos mesmo e não por outros.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com