Resumo do Livro: Antígona
Por: Tailv19 • 24/4/2016 • Resenha • 335 Palavras (2 Páginas) • 879 Visualizações
O livro relata a história de uma jovem chamada Antígona, que ao saber do decreto do Rei Creonte de que seu irmão Polinice não poderia ser sepultado, pede ajuda a sua irmã Ismênia.
Polinice e Etéocles, ambos irmãos de Antígona e Ismênia, mataram-se um ao outro, porém o primeiro foi acusado de atentar contra a cidade de Tebas, despertanto a fúria do Rei. Devido aos fatos, este decretou que apenas Etéocles receberia um funeral digno e o outro ficaria exposto para que fosse devorado por animais.
Como a sentença de quem desobedecesse o tirano Creonte era de morte, Ismênia se recusou a ajudar a irmã que seguiu adiante com seu plano. Porém, foi descoberta pelo guarda e levada ao palácio.
Creonte, indignado com a audácia dela em assumir e vangloriar-se de seu ato, condenou-a e mandou seu guarda levá-la a uma tumba subterrânea onde morreria. O filho mais novo do rei e noivo de Antígona, Hémon, interviu pedindo ao pai que usasse o bom senso. Afirmando que a cidade estava indignada e que o crime de sua amada foi um ato honroso. Não convencido, Creonte o chama de fraco e mantém sua decisão.
Logo após o rei recebe o adivinho da cidade, Tirésias, que o avisa das consequências que seu ato vai trazer. Se mantiver o orgulho e não enterrar Polinice, coisas ruins acontecerão e seu governo acabará. Mesmo contrariado, Creonte segue com seus guardas para sepultar o corpo e liberar a jovem, mas ouve os lamentos de seu filho e ordena imediatamenrte que abram a tumba. Encontrando, assim Antígona enforcada com as cadarços de sua cintura.
Hémon lança um olhar de ódio ao pai e junto ao corpo de sua noiva se mata cravando um punhal no peito. O rei arrependido, volta ao palácio com o corpo do filho nos braços e descobre que sua esposa Eurídice também se matou ao receber a trágica notícia.
Assim, Creonte desesperado lamenta todos seus atos e por não ter acatado a vontade dos Deuses, que resultou na perda de sua família.
...