Resumo do Manual do Estagiário
Por: 12345DEBY • 2/10/2020 • Resenha • 631 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
Prática Trabalhista / Professor: Thales
Aluna: Deborah de Souza Neves Rezende
Matricula: 2016120682
Resumo do Manual do Estagiário
O manual do estagiário contém informações gerais referente a prática jurídica do curso de graduação em Direito, as atividades que nele compreendem de caráter essencialmente prático, visa a tratar de forma prática o conhecimento e desenvolvimento das atividades de estágio curricular supervisionado, busca responder as principais dúvidas que surgem no cotidiano do NPJ.
Nele temos toda estrutura e funcionamento do núcleo de prática jurídica, bem quando se iniciou suas atividades, seu objetivo de proporcionar ao acadêmico-estagiário o conhecimento das rotinas forenses e da prática da advocacia. Servir de laboratório ou campo para a realização de pesquisas, prestarem serviços à comunidade carente, através de programas de extensão, complementando o conhecimento acadêmico na formação do cidadão comprometido com a ética profissional.
Temos inserido as modalidades de estágio que são: estágio curricular supervisionado que este é obrigatório, visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular.
Prática jurídica real: poderá ser realizada na própria instituição de ensino superior, por meio do núcleo de prática jurídica.
Prática jurídica simulada: serão desenvolvidas obrigatoriamente em sala de aula e no laboratório de prática simulada, com professor da respectiva disciplina.
Estágio extracurricular que este não obrigatório: tem por objetivo a aprendizagem de competências necessárias à qualificação para o trabalho.
A coordenação do núcleo de prática jurídica é responsável pela supervisão dos requisitos de validade em qualquer das modalidades de estágio, bem como acompanhamento das atividades e na elaboração de relatórios que deverão ser encaminhados à secretária do núcleo de prática jurídica para permanente avaliação.
O estágio como ato educativo escolar, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7ª da lei 11.788/2008.
Somente após o término do contrato de estágio e das verificações de todos os requisitos regulamentares é que poderá ser requerida a declaração de execução de 100 horas de atividades complementares.
O prazo máximo para requerimento de inclusão de estágio curricular supervisionado (obrigatório) se encerrará sempre no último dia de matrícula previsto no calendário acadêmico (11 de setembro de 2020).
O estágio como ato educativo escolar, deverá ser efetivado pelo aluno-estagiário no prazo mínimo de 06 (seis) meses para quaisquer modalidades descritas neste manual.
Fala sobre o prazo de inscrições no núcleo de prática jurídica, o NPJ disponibilizará ao estagiário, no início de cada semestre letivo, o cronograma com as datas para a entrega das atividades de estágio obrigatório (prática real).
Sobre os deveres do estagiário:
O estudo da ética profissional e sua prática devem ser inerentes a todas as atividades vinculadas ao estágio.
Cumprir o plano de estágio e seu respectivo cronograma, dentro dos princípios da ética, assiduidade, urbanidade, pontualidade e sustentabilidade;
...