Resumo texto Sociologia
Por: alequeiros • 14/9/2015 • Resenha • 771 Palavras (4 Páginas) • 1.540 Visualizações
Sociologia do Direito: velhos e novos caminhos
O artigo em seu início aborda questões epistemológicas acerca do estudo das relações entre direito e realidade social. Cita o pensamento de diferentes filósofos acerca de conceitos e noções do campo.
É possível dizer, que os sistemas jurídicos podem er compreendidos numa perspectiva jurídico-dogmática própria a ciência jurídica, sendo como um cojunto lógico-formal de regras jurídicas.
Suas características como sistematização, generalidade, completude, unidade e coerência. Outra possibilidade é a perspectiva sociojurídica de compreensão dos sistemas jurídicos, considerando-os lugares de interação formados com símbolos normativos e sistemas de símbolos nosmativos como elemento causal dos comportamentos sociais.
A sociologia jurídica apresenta um extenso debate entre visões divergentes quanto ao aspecto diciplinar. ora é vista como um cruzamento de disciplinas ora como uma disciplina à parte. Um caminho encontrado é considerar-se como campos interdisiplinar, qm eque pressupõe a colaboração equilibrada entre juristas.
Referências tradicionais
Montesquieu, Hobbes, J. Locke e J.J Rousseau. Tidos como grandes pensadores da sociologia, expõem pensamentos a parte. Monstesquieu é tido por fundador da sociologia do direito. o autor afasta as concepções normativas do fato jurídico, explicando o direito enquanto fenômeno social inserido em um contexto sócio-histórico particular. Dentre as influências que legou estão o relativismo do Direito e a causalidade histórica sociológica por método.
A relação entre os cânones da sociologia e o direito, é necessário explicar a perspectiva destes três fundadores da sociologia enquanto disciplina. Marx estabeleceu relações entre direito, estado, economia e sociedade. Utilizou-se do materialismo histórico.
Durkheim, neste estudo, que emprega a sociologia geral, sua reflexão se volta para a íntima relação entre direito e sociedade, enfatizando a estabilidade e a durabilidade do direito enquanto organização social. Visando ora a dimensão teórica, ora aempírica, e nunca se esquecendo a metodológica. As estruturas do estudo se fazem em dois tipos; Caracterizada pela solidariedade mecânica concretizada em interesses e valores compartilhados pelos membros da sociedade. A segunda, seria a estrutura social, que tem por imperativo a solidariedade orgânica caracterizada pela definição de funcões entre os diversos grupos sociais especializados.
Paradigmas renovados
Em 1960, observou-se um grande renascimento do interesse por uma análise marxista. Uma análise com vista em um aspecto de classes sociais. Classe dominante impondo seu poder sobre a classe proletária. O marxismo serviu ainda de referência teórica para dois movimentos críticos: a associação critica do direito e o critical Legal Studies. Outra vertente que assume uma utilização renvada nos desenvolvimento recentes da sociologia do direito é a metodológica funcionalista. Primeiramento, entre a objetivista, que estuca a contribuição do órgão para a totalidade orgânica.
Novas Perspectivas
Destaca-se alguns paradigmas, a primeira é a interpretativa. A análise interpretativa, se liga em seus postulados ao paradigma pós-moderno. Por sua vez, os estudos sociojurídicos, falam em contrapor a formulação moderna do direito, essas observações sociológicas acerca da crise do direito agregando a els reflexões filosóficas, espistemológicas e metodológicas que viabilizem a perspectiva pragamática de reformular concepções de direito. Uma vez que a complexidade é marcada pela imprevisibilidade, preocupação passa a ser a descoberta de modos de inteligibilidade e racionalidade dos sistemas A teoria da complexidade busca obter modelos de explicação e compreensão de estrutura, funcionamento e transformação de sistemas e subsistemas. A análise complexa tenta examinar interações e recorrências ocasionadas por fatores positivos e negativos de ordem e desordem. Contudo encorpora incertezas, fenõmenos aleatórios e contradições, o paradigma da complexidade traz a tona a questão da gestão ou redução da complixidade.
...